sábado, 29 de dezembro de 2018

O Dragão de Gelo (George R.R. Martin)

Adara é uma criança de Inverno, o que significa que não tem frio e, ao contrário das outras crianças, conta os dias que faltam para a chegada do Inverno, pois com ele vem o Dragão de Gelo. Tocou-lhe pela primeira vez aos quatro anos, depois voou nele... e, a cada ano, os Invernos foram ficando maiores. Mas o mundo está a mudar e uma guerra distante aproxima-se agora de sua casa. E, quando os dragões do inimigo chegam em pleno Verão, ela tem medo. Mas, por mais que queira voar com o seu amigo para a terra de sempre-inverno, Adara sabe que a sua família corre perigo. E terá de tomar uma decisão difícil.
Muito breve e surpreendentemente simples, principalmente tendo em conta quem é o autor, este é um livro claramente pensado para um público mais jovem, mas igualmente capaz de encantar leitores de todas as idades. Pode ser uma história simples, e até, a espaços, ligeiramente previsível, mas tem a mesma magia dos grandes épicos, com os seus dragões e batalhas. E tem também uma mensagem bonita na sua história de uma amizade profunda, do tipo que faz sacrifícios pelos amigos e que aparece quando mais é necessária.
Surpreende a simplicidade não só do enredo, mas da escrita em si. Ainda assim, este registo tão simples resulta particularmente adequado. Primeiro, porque é da história de uma criança que se trata e a simplicidade parece reflectir a sua inocência. E depois porque as ilustrações acrescentam aquilo que o texto não diz, contendo não só uma imagem muito precisa de Adara, mas também dos próprios dragões, tanto em repouso como em combate. A história é um todo - texto e ilustração - e um todo tão equilibrado quanto fascinante.
Há ainda espaço para uma profunda empatia, pois Adara, criança de Inverno, que não tem frio, não chora nem ri como as outras crianças e parece não ter quaisquer sentimentos, é, afinal, muito mais do que isso e a percepção dos outros funciona inicialmente como factor de isolamento. Também aqui surge a mensagem positiva: nem sempre diferente é mau e nunca sabemos realmente o que vai dentro das pessoas. Às vezes, há magia à espera de acontecer...
Simples, belo e enternecedor: assim se resume, pois, este pequeno grande livro. Uma história cativante e encantadora para aquecer os corações de Inverno e capaz de conter, nas suas poucas páginas, toda a beleza e magia de um mundo inteiro. Muito bom.

Autor: George R.R. Martin
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário