quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Carta ao Cavaleiro de Nada (João Marecos e Rachel Caiano)

A caminho da África do Sul num grande barco chamado Castelo, o pequeno Fernando Pessoa sente-se sozinho, mas tem uma grande aventura pela frente. É essa, aliás, a história que tem para contar ao seu amigo Cavaleiro de Nada: de como um gato lhe roubou a mochila onde guardava as cartas que este lhe tinha escrito e de como, ao tentar recuperá-las, descobriu novos amigos. A mesma história, claro, que tem para nos contar a nós.
A ideia de construir uma história para crianças que pega não só na figura de Fernando Pessoa, mas também em vários dos seus heterónimos, para fazer deles os protagonistas, pode parecer, à partida, algo intimidante. Mas bastam as primeiras frases deste livro para perceber uma concretização à altura do desafio: num tom simples, mas evocativo da escrita do próprio Pessoa (heterónimos incluídos), o autor consegue atingir um equilíbrio praticamente perfeito entre estranheza e ternura, e entre uma visão muito particular do mundo e o que as mensagens deste mundo têm de universal.
Talvez seja precisamente isso a fazer com que este pequeno livro seja igualmente delicioso para leitores de todas as idades. Aos mais novos, narra uma aventura cativante, ao mesmo tempo que apresenta uma figura, ou várias - ou uma figura que é várias - intemporal da poesia portuguesa. Aos mais velhos, traz de volta a memória da simplicidade, ao mesmo tempo que fascina pela forma como consegue conter personalidades tão vastas numa história tão breve e, ao mesmo tempo, tão completa.
E depois, claro, há as ilustrações, com o seu azul vivo a evocar o mar e a aparente simplicidade a deixar espaço para que o leitor construa a sua própria imagem das personagens. Ilustrações que complementam na perfeição esta carta, pois acrescentam magia a uma história que é já em si muito mágica.
No fim, fica esta estranha sensação de ter partilhado uma aventura mágica com uma figura (ou, mais uma vez, várias) muito real. E uma mensagem de sonho e de memória que perdura e esbate o esquecimento. Um livro bonito, enternecedor e cativante em todos os aspectos. Muito bom, em suma. 

Autores: João Marecos e Rachel Caiano
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário