quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Porque Vivemos (Kentetsu Takamori, Daiji Akehashi e Kentaro Ito)

Qual é o sentido da vida? Há muitas respostas possíveis para esta pergunta, ainda que nenhuma delas pareça ser completamente satisfatória. Podemos apontar para os nossos sonhos e objectivos, mas, sabendo que a vida é finita, estes não poderão ser outra coisa que não temporários. Porque vivemos, então? É a esta pergunta enganadoramente simples que este livro pretende responder.
Com base nos ensinamentos do budismo, mas tentando transpor estes ensinamentos para a vida moderna, este é um livro que, embora bastante breve, consegue, ainda assim, trazer ao pensamento várias questões essenciais. A maior é, desde logo, a que dá título à obra. Afinal, o sentido da vida é uma questão intemporal. Mas, mais do que uma resposta definitiva, que, naturalmente, pode ser aceite ou não, o que este livro faz é olhar atentamente para a finitude das coisas, despertando várias questões relevantes. 
É também surpreendentemente simples na forma como expõe as suas ideias. Recorrendo a histórias, a dados da actualidade e também a citações de vários autores ilustres, consegue construir uma visão bastante clara daquilo que pretende transmitir - uma visão budista do porquê da vida e do sofrimento - sem se tornar demasiado denso ou esotérico. Claro que o tema justificaria uma abordagem mais extensa, até porque tem múltiplas ramificações. Ainda assim, o essencial da ideia está lá e isso faz com que, independentemente da curiosidade em saber mais, a impressão que fica seja a de uma leitura completa. 
Todo o livro gira em torno de uma perspectiva específica, o que significa que há certos aspectos que poderão provocar uma certa estranheza, seja devido a um sistema de crenças diferentes ou a uma simples interpretação distinta dos acontecimentos. Ainda assim, o objectivo essencial não parece perder-se. Concordar talvez não seja o mais importante: o que importa é reflectir. E material para reflexão não falta neste pequeno, mas muito interessante livro.
Simples, mas relevante e com uma visão muito interessante das grandes questões da vida, trata-se, pois, de um livro que se prolonga para lá da experiência de leitura. As ideias são clara e sucintamente expostas. As possibilidades, essas... ficam no pensamento bem depois de lida a última página. É também isto, afinal, que define uma boa leitura, não é? E é precisamente disso que se trata. 

Título: Porque Vivemos
Autores: Kentetsu Takamori, Daiji Akehashi e Kentaro Ito
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário