quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Southern Bastards, Vol. 3 - Regressos (Jason Aaron e Jason Latour)

A morte de Earl Tubb desencadeou grandes tensões e novas perdas. Agora, paira no ar como que o pressentimento de uma ameaça. O grande mentor do temido Coach Boss pôs fim à vida, incapaz de continuar a lidar com aquilo em que o seu protegido se tornou. E, sem a sua orientação na defesa, o grande jogo que se aproxima pode muito bem  estar perdido. Além disso, não falta quem esteja atento ao mais pequeno descuido do treinador para tomar medidas drásticas. Afinal, quem ascendeu pelo sangue pode muito bem cair do mesmo modo. 
Ao terceiro volume, e num ponto da história em que julgamos começar a conhecer as personagens, um dos primeiros pontos fortes a sobressair neste livro, e uma das suas grandes surpresas, é, mais uma vez, a capacidade de surpreender. Se o primeiro volume contava a temerária entrada em cena de Earl Tubb e o segundo se embrenhava pelo passado de Euless Boss, o terceiro expande-se para um leque mais vasto de personagens, explorando passados, meandros do presente e até mesmo algumas possibilidades futuras. Poder-se-ia dizer que é, de certa forma, um volume de transição, preparando o caminho para o que promete ser um confronto brutal. Mas uma transição toda ela repleta de acção e de momentos marcantes.
Também particularmente notável nisto de explorar várias personagens é que esta expansão se sente não só ao nível dos acontecimentos propriamente ditos (e oh, se abundam as surpresas nestes acontecimentos) mas na própria cor. É como se a cada personagem correspondesse um tom específico, reflexo das particularidades do ambiente em que se movem. Ora isto, além de contribuir para realçar as particularidades de cada ramo da história, deixa uma grande curiosidade em ver de que forma convergirão estas diferentes facetas no próximo volume. 
Mas, voltando à história, há ainda um outro aspecto que importa referir: embora cada capítulo seja dedicado a uma personagem distinta, o que permite uma visão mais pessoal dos seus respectivos percursos, a soma das partes não deixa, ainda assim, de formar um todo equilibrado e uma linha narrativa muito clara. Tudo converge para um ponto de mudança que apenas se torna mais intenso com a crescente complexidade das personagens. O resultado é uma história que se torna mais viciante a cada novo volume e a promessa de um próximo ainda melhor.
Intenso e brutal, mas também complexo e surpreendente, trata-se, pois, de mais um livro que corresponde inteiramente às expectativas - com o bónus acrescido de as elevar ainda um pouco mais. Cheio de surpresas, muitíssimo viciante e uma visão estranhamente precisa de um mundo tão estranho - mas, afinal, tão perto - um livro e uma série que não posso deixar de recomendar.

Autores: Jason Aaron e Jason Latour
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário