segunda-feira, 25 de março de 2019

Brilha, Brilha, Unicórnio (Dana Simpson)

Ter um unicórnio como melhor amigo tem as suas... particularidades. Principalmente se se tratar de um unicórnio tão único como a Pureza. Com o seu (não muito) humilde esplendor, a Pureza dá brilho à vida quotidiana da Bia, além de partilhar com ela boleias, pequenas aventuras e a ocasional pérola de sabedoria. O resultado é, claro, uma vida mais cintilante!
Uma das primeiras coisas que importa dizer sobre este livro é que está muito longe de ser apenas para os mais novos. Fãs dos Mutts e de Calvin e Hobbes poderão encontrar na Bia e no seu unicórnio a mesma sensação de magia e de um delicado equilíbrio entre inocência e perspicácia na forma como as personagens vêem o mundo. E, embora haja uma sensação de continuidade entre os diferentes episódios, cada página é um todo completo, o que faz também deste livro um bom ponto a que regressar para recordar momentos específicos.
Mas falando especificamente da Bia e da Pureza. Sendo uma das protagonistas um unicórnio, brilho e cor são coisas bastante expectáveis. Mas há mais. há um equilíbrio entre estas cores vivas e cativantes e uma simplicidade que realça o essencial. Cada breve episódio traça uma ideia ou uma mensagem, e a simplicidade da imagem, associada à nitidez da cor, realça o impacto dessas ideias. Além, é claro, de haver também uma certa beleza associada a esta simplicidade - já disse que a Pureza é um unicórnio, não já?
Há sempre uma contrapartida em todas as histórias curtas, que é aquela vontade que fica de saber um pouco mais. Da vida da Bia, e também da natureza do seu unicórnio, vão surgindo novas perguntas a cada novo vislumbre, o que acaba por deixar também uma certa curiosidade em conhecê-las mais a fundo. Mas também aqui a brevidade e a simplicidade fazem sentido: cingindo-se ao essencial, a mensagem acaba por sobressair mais. O resto... bem, fica à imaginação do leitor.
Bonito, cativante e com uns quantos rasgos inesperadamente sábios, trata-se pois de uma leitura simples e envolvente para leitores de todas as idades. Fica a curiosidade em conhecer mais das histórias da Bia e do unicórnio. 

Autora: Dana Simpson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário