domingo, 17 de março de 2019

The Dinner List (Rebecca Serle)

Pensou que o seu amor duraria para sempre... mas as coisas acabaram por seguir outro caminho. Agora, Sabrina está a viver o seu jantar de aniversário, aquele que a melhor amiga sempre a desafiou a imaginar: com as cinco pessoas, vivas ou mortas, que mais gostaria de ter consigo. Uma delas é a espantosa Audrey Hepburn. Mas a mais importante é Tobias, que estava destinado a ser o grande amor da sua vida... mas de quem acabou por se separar de forma um tanto dramática. O jantar tem agora um significado especial, pois pode muito bem ser a última oportunidade que Sabrina tem de resolver as coisas. Mas talvez as respostas que espera obter sejam impossíveis... e a única forma de seguir em frente seja deixar ir o passado.
Um dos aspectos mais impressionantes neste livro é como consegue ser ao mesmo tempo uma história leve, que flui com a mais natural das simplicidades, e uma profunda história de amor e de deixar ir. Parte da história é o jantar em si; o resto conta o passado de Sabrina. Mas ambos parecem apontar para o futuro - um futuro diferente do que era antes e, possivelmente, melhor. Pois planear um futuro significa deixar ir o passado, e a lição de Sabrina é muito importante.
Também bastante impressionante é a forma como até a mais pequena frase parece potenciar o impacto das emoções fortes que habitam este livro. As pérolas de sabedoria de Audrey e Conrad dão uma nova perspectiva a tudo. Robert, Jessica e Tobias trazem a emoção descontrolada de uma ligação próxima e forte. E há algo em todos eles, sejam conselhos ou lembranças, que faz deste livro um poço de emoções, presentes e passadas, em pensamento ou ação. Tudo é sentimento nesta história.
Talvez parte do que torna este livro tão intenso seja também a imperfeição das persoangens: uma imperfeição construída de forma bastante perfeita. Sabrina parece ser o centro de tudo, mas é a sua ligação com os que a rodeiam que desencadeia a mudança no âmago deste livro. As dificuldades do seu relacionamento com Tobias, a história inacabada com o pai qeu a abandonou, até mesmo a crescente distância entre ela e Jessica. Ninguém é perfeito. Todos falham. Mas tudo é uma relação em movimento. E, numa história que anda tão perto da vida e da morte, esta sensação de movimento é algo de bastante notável.
Amor e perda, em tão, e, acima de tudo, a necessidade de deixar ir: são estes os sentimentos na base deste livro. Um livro que, com a sua inesperada leveza, as suas personagens complexas e notáveis e a sua história de descoberta pessoal entre o sofrimento e a perda, facilmente encontra um lugar nos nossos corações, para aí se aninhar... durante muito tempo. 

Título: The Dinner List
Autora: Rebecca Serle
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário