segunda-feira, 15 de abril de 2019

Eleição dos Bichos (André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun)

Quando descobrem que o leão desviou toda a água do rio para construir uma piscina, os bichos ficam muito irritados. E quando decidem manifestar-se, para serem olimpicamente ignorados pelo leão, chegam à conclusão de que precisam de um novo regime. Decidem então convocar eleições para escolher quem será o novo líder. Cada candidato apresentará as suas ideias, participará em debates e depois serão os animais a decidir. Nascerá assim uma democracia na floresta, mas quem sairá vencedor: a cobra, a macaca, a preguiça ou o leão?
Basta a premissa deste livro para identificar uma das suas principais qualidades: a mensagem. A ideia parece ser explicar aos mais novos como funcionam, em linhas gerais, as eleições e a democracia. E, em pleno período eleitoral e num mundo onde o desinteresse parece, às vezes, dominar, esta ideia não podia ser mais importante. Além disso, os autores conseguem concretizar este objectivo de forma cativante e divertida, o que, tratando-se de um livro para crianças, é também algo de muito relevante.
Claro que será uma visão muito simples. Bem sabemos que os meandros da política são bastante mais complicados do que o confronto de ideias entre estes quatro candidatos. Mas a verdade é que a linha essencial é esta, ou pelo menos devia ser: candidatos que apresentam as suas propostas, debatem as suas ideias e disputam de forma limpa umas eleições onde a vontade da maioria será soberana. A ideia é esta, não é? E é esta ideia - bem como a importância desta possibilidade - que se reflecte perfeitamente neste livro.
Mas, claro, há ainda outros dois aspectos que importa referir. O primeiro são as ilustrações, que complementam e dão vida a esta história simples, mas muito pertinente. E o segundo talvez seja mais evidente para leitores adultos, mas não deixa de ser um pormenor delicioso: desde o desvio da água por parte do leão aos debates onde há quem faça ataques pessoais e quem não consiga sequer acabar de falar... bem, afinal o lado mais intrincado da política não está assim tão ausente.
Cheio de cor e muito divertido, trata-se, pois, de um belo livro para apresentar a democracia aos mais novos. Além, claro, de uma história engraçada e capaz de despertar sorrisos a leitores de todas as idades. Muito interessante, em suma.

Autores: André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário