quarta-feira, 10 de abril de 2019

O Elmer e a Borboleta (David McKee)

Um dia, durante um dos seus passeios, o Elmer ouve um pedido de ajuda. Um tronco caiu e tapou a entrada de um buraco, deixando a Borboleta presa lá dentro. O Elmer não hesita em ajudar e, em troca, a Borboleta promete que, quando for ele a precisar, não hesitará em retribuir o favor. Mas como pode algo tão pequeno como uma borboleta ajudar algo tão grande como um elefante? Bem, tudo é possível, e as coisas acontecem quando menos se espera.
Um dos aspectos mais cativantes das aventuras do Elmer é a forma como, em tão poucas páginas, o autor consegue transmitir mensagens tão importantes. O Elmer é um elefante diferente, e a sua presença nestas histórias é uma mensagem em si: diferente não significa necessariamente mau. Mas cada nova história acrescenta uma nova mensagem, neste caso a da importância de ajudar os outros e de como até as mais pequenas coisas podem tornar-se fundamentais.
É uma história muito, muito simples, nitidamente pensada para os mais pequenos. Com as suas ilustrações cheias de cor associadas a uma linguagem simples e natural, é mais do que adequado a crianças que começam a aventurar-se pela leitura, e é também muito cativante. Mas é também, curiosamente, cativante para leitores mais velhos, não só (e mais uma vez) devido à mensagem, que não perde a sua importância com o crescimento, mas pela agradável nostalgia que desperta. Também já passámos por lá, não é? Pelo tempo em que uma história tão simples era capaz de nos fazer sonhar. 
E há ainda um último aspecto a destacar: é que todas as histórias do Elmer têm algo de novo e personagens que se repetem, mas têm também uma história completa. Há ligações, o que gera a agradável familiaridade de reencontrar personagens conhecidas, mas há também um percurso completo, o que faz com que não seja necessário ler os livros numa ordem específica.
Pensada para os mais pequenos, mas capaz de fazer sorrir leitores de todas as idades, trata-se pois de uma história simples e cativante - e, acima de tudo, com uma bela mensagem. Uma boa história para ler aos mais novos, em suma... ou para ler, simplesmente.

Autor: David McKee
Origem: Recebido para crítica 

Sem comentários:

Enviar um comentário