sexta-feira, 17 de maio de 2019

História de uma Baleia Branca (Luis Sepúlveda)

Era uma vez uma baleia da cor da lua. Habitava as profundezas do oceano, vindo à tona apenas para respirar e para aprender sobre os estranhos seres que, em barcos, se aventuravam cada vez mais longe. Até que recebeu uma missão: proteger o Povo do Mar e as baleias que os protegiam até ao momento da última viagem. Protegê-los dos homens que, avançando cada vez mais, vinham à caça das baleias para lhes retirar o óleo e a gordura. Uma baleia que se tornou protector, e que, na sua luta contra a cobiça dos homens, viria a adquirir um nome e uma reputação terríveis: Mocha Dick.
Basta um primeiro olhar a este livro para se ficar encantado. Porquê? Bem, porque sendo certo que a alma de um livro é, muitas vezes, a sua história, neste caso são as ilustrações o primeiro aspecto a marcar. Basta um breve folhear para despertar a curiosidade para a história associada a estas imagens que são pura magia - e, à medida que a história é desvendada, adquirem também um novo sentido, pois complementam na perfeição a história desta baleia branca.
É uma história relativamente breve e essencialmente bastante simples. Fica, aliás, uma certa curiosidade insatisfeita acerca de partes da história da baleia (embora talvez o nome possa ser uma boa pista de onde procurar mais respostas). Ainda assim, a história parece ter o equilíbrio certo. Ao ser maioritariamente narrada do ponto de vista da baleia, confere uma perspectiva diferente à visão quase romantizada da vida nos baleeiros. Ao cingir-se ao essencial, faz com que os grandes momentos tenham outro impacto. E ao dar conferir à baleia voz e missão ao protagonista, permite uma visão mais emotiva dos acontecimentos: expectativa, missão, fracasso, vingança e um ambíguo depois que formam um todo marcante.
No fundo, tudo gira em torno de um mesmo equilíbrio, em que a simplicidade da escrita se alia ao impacto das imagens para construir uma história capaz de marcar leitores de todas as idades. Não é, aliás, preciso conhecer Moby Dick para apreciar a história desta baleia branca, pois o seu percurso é um todo completo, cheio de aventuras, de descobertas e de emoções fortes, culminando num final que, não sendo propriamente inesperado, é ainda assim também muito marcante.
Marcante será, pois, uma boa palavra para definir este livro que, com o seu eficaz equilíbrio entre texto e ilustração, dá vida a uma história breve, mas notável em tudo o que realmente importa. Simples, cativante e muito bonita, uma boa história, em suma.

Autor: Luis Sepúlveda
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário