sexta-feira, 12 de julho de 2019

Zona de Unicórnios (Dana Simpson)

A Bia e o seu unicórnio têm uma relação especial: partilham momentos de cumplicidade, brincadeiras e até magia. Mas, pelo caminho, há também a vida normal: a escola, com os amigos e rivais, os trabalhos de casa, a passagem das estações, a realidade, em suma. Mas tudo é melhor com o esplendor de um unicórnio, certo? E a Pureza é particularmente esplendorosa.
Parte do que torna esta leitura tão interessante é a forma como, entre a sua diversidade de episódios e temas, a mistura de simplicidade e cor e a deliciosa peculiaridade das protagonistas, consegue reunir todos os elementos necessários para cativar leitores de qualquer idade. Os mais novos sentirão certamente uma maior proximidade, já que, tal como a Bia, estão também a crescer. Mas há tanto de cativante nestas pequenas aventuras que é impossível não se chegar ao fim de sorriso nos lábios - mesmo que a infância já tenha ficado lá bem para trás.
E inevitável voltar a referir as comparações com Calvin & Hobbes, até porque há efectivamente semelhanças, principalmente no que toca à relação entre a Bia e a Pureza, mas também na forma simples e subtil como os temas sérios parecem insinuar-se, por vezes, nos episódios mais descontraídos. São mundos diferentes, claro, cada um com a sua identidade característica, mas acabam por gerar a mesma mistura de ternura e descontracção, daí que a comparação faça todo o sentido.
Mas, olhando especificamente para a Bia e para o seu unicórnio, há duas facetas que importa ainda destacar: o equilíbrio dos diálogos e aquele toque de magia que parece englobar todo o livro. Os diálogos são muito simples, há episódios que se cingem a uma única página (embora haja uma sensação de continuidade ao longo de todo o livro) e, ainda assim, tudo parece ter a medida certa. E quanto à magia, essa, está em toda a parte, desde a beleza do desenho e da cor que tanta vida dão às personagens ao simples facto de... bem, de ser a história de uma rapariga humana que tem um unicórnio. Magia, certo?
Leve e descontraído, trata-se, pois, de uma história feita de pequenas histórias e com um duo imperdível de protagonistas na mais mágica de todas as aventuras: crescer. Cativante, divertido e cheio de cor, uma belíssima leitura para leitores de todas as idades. 

Autora: Dana Simpson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário