segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Vila Medieval (Marta Lalanda Prista)

Preservar um local histórico implica necessariamente umas quantas imposições em termos de construção e até de forma de vida. E nem sempre essas normas serão bem vistas, principalmente por quem lá habita e tem de conviver com as consequências económicas, com o movimento de turistas e com o conhecimento de que o aspecto histórico do património foi, em tempos, desenvolvido com fins de propaganda. Através de uma viagem a uma vila medieval anónima, a autora traça um olhar sobre todas estas questões, olhando-a não como base de história, mas da perspectiva dos actuais habitantes.
Pese embora o castelo na capa e o facto de ter como cerne uma vila medieval, desengane-se quem espera deste livro uma viagem ao passado longínquo. Não é disso que se trata. E, embora faça efectivamente algumas ligações ao passado, nomeadamente no que diz respeito às influências do Estado Novo na preservação e restauro, é no presente que este livro se foca: na forma como a preservação de uma vila medieval obrigou os habitantes a sair, num cenário turístico feito de locais específicos, mas de lojas que vendem objectos "típicos" de muitos outros locais e na visão e divisão das pessoas entre habitantes, turistas e trabalhadores pendulares. É presente a viagem a esta vila medieval não designada - e são as questões actuais que são abordadas.
Também o facto de ser um retrato construído a partir da viagem individual da autora torna as coisas mais interessantes. É certo que a perspectiva global será um pouco mais limitada, não só por ser uma visão única, mas principalmente pelos limites do tempo. Ainda assim, é também uma visão mais próxima, assente não só nas impressões causadas pelos locais, mas também nas conversas mais ou menos abertas tidas com habitantes e turistas. As questões ganham outro impacto ao serem apresentadas da perspectiva de quem tem de viver com elas. E a presença das pessoas torna o retrato mais próximo.
A impressão que fica é, por isso, de uma viagem surpreendentemente próxima a um local preservado do passado: uma viagem que se debruça sobre questões actuais tendo por base não só o património histórico, mas principalmente as pessoas que o mantêm vivo. Haveria mais a explorar? Certamente. Mas o essencial da viagem está lá e lê-lo é, à sua maneira, também como viajar um pouco. Vale a pena, pois, descobrir esta vila sem nome - e a sua história.

Título: Vila Medieval
Autor: Marta Lalanda Prista
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário