sábado, 14 de setembro de 2019

A Aranha Ana (Joana Gonzalez, Lisa Maciel Toth e Raquel Santos)

A Ana é uma aranha muito atarefada, que está sempre a trabalhar. Por isso, quando deixa cair o seu pano das limpezas, fica ainda mais stressada, a pensar em como o há-de ir buscar. Felizmente, tem muitos amigos na floresta encantada, e estes vão ensiná-la a descontrair, a adoptar posições que a acalmam e sabem bem e a olhar para o mundo de forma mais tranquila. Afinal, a vida não é só trabalho, não é verdade?
À semelhança do que aconteceu com o anterior O Sapinho Green, uma das primeiras coisas a cativar nesta história - e na colecção em geral - é a premissa que lhe serve de base. O objectivo é dar a conhecer o yoga, não só em termos de posições, mas principalmente em termos de conceitos e ideias, aos mais pequenos, e é bastante cativante a forma como, construindo uma história envolvente e em que nada parece forçado, esses conceitos parecem ganhar vida.
Claro que sendo uma história tão curta, a exposição destes conceitos é inevitavelmente concisa. Mas se, para um leitor adulto, fica uma certa curiosidade em ver estes temas mais aprofundados, importa lembrar que não são os adultos o público-alvo destas pequenas histórias. E que, para os mais novos, é provavelmente mais fácil assimilar as ideias desta forma: com uma descrição simples e feita através do exemplo das personagens.
Importa ainda salientar o impacto das ilustrações, não só porque, sendo uma história que explica os conceitos pelo exemplo, é importante visualizar as posições através das suas engraçadas personagens, mas principalmente pelo mundo de cor que acrescentam à leitura. A história ganha outra vida através dos tons vivos da floresta e da surpreendente expressividade das personagens. E, sendo a protagonista uma aranha, não deixa de surpreender também a inesperada dose de fofura que esta apresenta.
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura simples e breve, mas muito cativante e colorida. Uma boa história para transmitir aos mais novos os conceitos do yoga e - porque não? - para os descobrir também.

Título: A Aranha Ana
Autora: Joana Gonzalez, Lisa Maciel Toth e Raquel Santos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário