terça-feira, 24 de setembro de 2019

A Tempestade Mágica (Dana Simpson)

Aproxima-se uma tempestade, mas vem acompanhada de algo mais estranho. Além do frio, do gelo e dos apagões, a magia parece ter desaparecido, o que, para a Bia e para o seu unicórnio, é algo inconveniente, pois, sempre que passam por alguém, essa pessoa fica pasmada. Decidem, então, investigar o que se passa, com a - algo relutante - ajuda da Dakota. E a explicação está numa antiga lenda dos duendes... que não é bem o que parece.
O aspecto que mais sobressai desta nova aventura da Bia e do seu unicórnio é que, ao contrário dos anteriores, em que há múltiplos episódios ligados apenas pela protagonista, neste caso temos uma única história sequencial. Há uma tempestade, com um mistério associado, e o percurso centra-se nos passos dados pela Bia e pelos seus amigos no sentido de o explicar e resolver. O resultado é uma história mais vasta, mais coesa, mas com todas as mesmas qualidades dos volumes anteriores.
A mais marcante destas qualidades é provavelmente a leveza, a sensação de que a leitura flui quase sem se dar por isso. Para isso contribui, naturalmente, a representação simples, mas muito cativante, das personagens e também o deliciosamente peculiar sentido de humor da Pureza. Mas há mais: embora a simplicidade habitual continue bem presente, há também uma impressão de continuidade, que vem não só do facto de se tratar de um percurso sequencial, mas também da familiaridade das personagens. Há sempre algo de novo, mas as figuras centrais são já bem conhecidas. O resultado é a sensação de regressar a um lugar agradável para viver novas aventuras.
Por último, importa salientar a vertente pedagógica, já que esta aventura rumo ao mistério da electricidade desaparecida abre espaço à descoberta de várias informações interessantes. Talvez na vida real não haja uma Voltina, mas é possível ficar a saber como funcionam as coisas e as últimas páginas acrescentam um conjunto de explicações simples e úteis para compreender o funcionamento dos sistemas eléctricos.
Cativante, divertida e muito agradável de se ler, trata-se, pois, de mais uma engraçada e envolvente aventura da Bia e do seu carismático unicórnio. Uma história simples, mas muito interessante, para cativar os mais novos... e não só.

Autora: Dana Simpson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário