quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Percy Jackson: A Batalha do Labirinto (Rick Riordan)

Prestes a iniciar um novo ano lectivo - numa escola nova, como habitual -, Percy já não está à espera de que as coisas sejam particularmente pacíficas, mas está longe de imaginar o que o espera. Novamente perseguido por monstros, vê-se obrigado a deixar uma vez mais um cenário de caos atrás de si. E esse episódio é apenas o início. Cronos está cada vez mais forte e prepara um ataque contra os heróis. Para o impedir, Percy e os amigos terão de encontrar o labirinto de Dédalo e impedir a passagem do exército de Cronos... antes que seja demasiado tarde.
Nunca deixa de impressionar a forma como, misturando mitologia e actualidade e grandes momentos de acção e emoção, o autor consegue construir uma história que, embora direccionada para os mais mais jovens, consegue cativar leitores de todas as idades. Talvez se deva à fluidez de uma escrita leve ou à precisão dos momentos mais emocionantes no seio de um enredo que é todo ele acção. O que é certo é que, uma vez iniciada a leitura, é difícil parar antes do fim, tal é a vontade de saber o que acontece a seguir a estes interessantes protagonistas.
Percy e companhia são adolescentes. Importa lembrar isto devido à forma como certos desenvolvimentos se processam, nomeadamente no que diz respeito à descoberta dos afectos. Mas também aqui é o equilíbrio a sobressair, já que todos os momentos ocupam o espaço certo: sejam eles os rasgos de humor, os momentos de ciúme ou de insegurança ou a simples necessidade de pertencer. Isto é particularmente notável tendo em conta o contexto em que se insere: num cenário de corrida contra o tempo e, principalmente, de um conflito envolvendo deuses e monstros, é interessante que não é só a intriga a ficar na memória, mas também aquilo que torna as personagens humanas.
E, claro, sendo o penúltimo volume desta primeira série, escusado será dizer que fica muita coisa em aberto. Mas, além de fazer todo o sentido que assim seja, pois gera uma curiosidade irresistível em saber o que sucederá no último volume, sobressai também o facto de esta parte da história parecer terminar no ponto certo. De certa forma, encerrou-se uma fase da aventura e o que se segue será um novo patamar. E, assim, as linhas essenciais deste volume ficaram resolvidas, abrindo caminho a novas revelações.
Cheio de magia e de aventura, prende desde as primeiras páginas e vai crescendo de intensidade à medida que salta de surpresa em surpresa, de revelação em revelação. Leve, empolgante e muito viciante, trata-se, pois, de uma envolvente aventura para leitores de todas as idades. Muito bom.

Autor: Rick Riordan
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário