quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Harrow County 1 - Assombrações Sem Fim (Cullen Bunn e Tyler Crook)

Harrow County pode ser um meio pequeno, mas esconde um grande segredo. Em tempos, os seus habitantes mataram uma bruxa que, nos seus últimos momentos, jurou que regressaria para se vingar. Agora, passados dezoito anos, a jovem Emmy mostra sinais de ser capaz de fazer coisas que mais ninguém consegue: curar animais doentes, sentir os espectros que se movem pela floresta... E é no preciso momento em que obtém o seu próprio espectro que percebe que a sua vida corre perigo, pois também as suas origens escondem um grande segredo... e as pessoas de Harrow County juraram matá-la caso ela mostrasse sinais...
É absurdamente fácil mergulhar na história deste livro, não só no que respeita aos mistérios, mas principalmente em termos de ligação emocional à protagonista. É um dos primeiros aspectos a revelar-se e provavelmente a maior das suas muitas qualidades. Bastam as primeiras páginas e a forma como a morte de Hester é retratada para evidenciar o mundo de crenças, superstições e medo do demoníaco e sobrenatural que virá a definir todo este primeiro volume. E a verdade é que é irresistível: da promessa do regresso da bruxa à poderosa descoberta de Emmy de quem realmente é, passando pela inevitável fuga e pelas consequentes revelações sobre Hester e sobre a própria Emmy, é impossível não querer saber mais sobre o que aconteceu a estas personagens. E mais: de que forma Emmy, com aquilo que se esconde na sua natureza, poderá continuar a ser a jovem simples e afectuosa que tanta empatia desperta.
Bastaria isto para a leitura valer a pena. Mas há muito mais. Há a construção da lenda de Hester e o seu delicado equilíbrio entre o diabólico e o divino. Há o fascinante enigma da forma como Emmy surgiu. Há a estranha beleza dos fantasmas, com o seu fascinante fogo interior. Há... tantos pormenores deliciosos para descobrir neste livro. E mais notável ainda é a forma como todos se enquadram na perfeição num enredo onde há sempre algo a acontecer e em que grande parte dos acontecimentos se centram no perigo e na fuga. Emmy descobre à força os segredos de Harrow County... e o melhor de tudo é que estes - os do primeiro volume - são apenas o início de algo muito mais vasto.
E há mais ainda: na forma como as personagens são retratadas e na forma como parecem rasgar o cenário nas alturas certas. Hester podia muito bem ser uma figura saída de um pesadelo, o que contrasta com uma Emmy de ar bastante inocente. O fogo dos fantasmas e as cores da árvore sinuosa parecem rasgar os tons sombrios de uma história em que as grandes coisas parecem surgir da noite. E o contraste entre as sombras dos bosques e a claridade da vida aparentemente normal só realça ainda mais a premissa de um núcleo de segredos sombrios escondidos num ambiente de aparente pacatez.
Impressionante na história e, acima de tudo, nas personagens, trata-se, pois, de um início fulgurante para uma série que promete muito de bom e de surpreendente. Intenso, sombrio e surpreendentemente poderoso em termos emocionais, um livro para recordar... e uma série para continuar a descobrir. O mais rapidamente possível.

Autores: Cullen Bunn e Tyler Crook
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário