quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Mahatma Gandhi (Maria Isabel Sánchez Vegara e Albert Arrayás)

Desde muito novo que o pequeno Mohandas descobriu que a violência nunca podia ser a solução. Por isso, e tendo deparado com vários tipos de injustiça ao longo da sua vida, assumiria um papel na luta contra a discriminação e pela independência do seu país. Sempre de forma pacífica. Esta é a história de Mahatma Gandhi - concisamente contada aos mais novos.
Parte do que torna os livros desta colecção tão cativantes é que, embora reduzindo uma biografia inteira a muito poucas páginas, conseguem sempre realçar a mensagem essencial. Neste caso, é do valor da manifestação pacífica e da recusa da violência que se trata, e isso é algo que fica bem vincado, mesmo que a biografia completa de Gandhi seja algo infinitamente mais vasto. É um livro infantil, e a simplicidade importa. Neste livro, a simplicidade faz com que a base essencial esteja bem presente, numa leitura breve quanto baste, mas perfeitamente capaz de transmitir ideias e de despertar a vontade de saber mais.
Também as ilustrações contribuem para dar mais vida a esta pequena história. Retratando, como habitual, um protagonista criança (ou não se chamasse a colecção Meninos Pequenos, Grandes Sonhos), e acompanhando depois o seu crescimento até à imagem aproximada que todos conhecemos da figura adulta. Além disso, para quem já leu vários livros desta colecção, é interessante notar que diferentes ilustradores acrescentam um toque de diferença o que faz com que, embora partindo de uma premissa semelhante, cada livro desta colecção tenha uma natureza distinta.
E há ainda o ritmo e a rima, que, associados à brevidade do texto, fazem deste livro uma belíssima opção para ler em voz alta, em jeito, por exemplo, de história para adormecer. É que há nas palavras uma certa cadência que, além de tornar a leitura mais fluída, lhe confere um interessante embalo.
Breve e simples, mas muito bonito, trata-se, pois, de mais um belo livro para dar a conhecer aos mais novos uma importante figura histórica. Além, claro, e como é característico desta colecção, de uma bela forma de mostrar às crianças que até os grandes sonhos podem ser realizados.

Título: Mahatma Gandhi
Autores: Maria Isabel Sánchez Vegara e Albert Arrayás
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário