terça-feira, 8 de outubro de 2019

Ms. Marvel, Vol. 3 - Apanhada (G. Willow Wilson, Elmo Bondoc e Takeshi Miyazawa)

Viver uma vida de super-heroína e, ao mesmo tempo, manter a imagem de boa filha numa família bastante conservadora não é tarefa fácil, mas Kamala começa a apanhar-lhe o jeito e as coisas parecem ter acalmado um pouco. Mas o perigo não passou. Há mais inumanos como Kamala e nem todos têm as melhores intenções. Embora não seja a única a ser diferente, a sua vida dupla faz com que se sinta sozinha. Não surpreende, por isso, que a entrada em cena de um rapaz que partilha dos seus gostos e da sua natureza lhe faça brotar borboletas no estômago...
Provavelmente o aspecto mais marcante das aventuras da Ms. Marvel é o facto de a construção da protagonista assentar num grande contraste: Ms. Marvel, super-heroína de fato fixe, poderes impressionantes e coração no sítio certo, decidida a combater os maus e a proteger todos os inocentes que puder; Kamala Khan, jovem filha de paquistaneses, fortemente enraizada em tradições conservadoras que lhe impõem um plano de vida bastante estrito. Kamala é ambas e o contraste entre ambas só reforça a sua posição de jovem em busca do seu lugar no mundo, o que gera uma empatia bastante forte.
Sentimentos e dilemas pessoais à parte, é também uma história de super-heróis, o que significa as expectáveis cenas de acção e... bem, pancadaria. No que toca a este aspecto, sobressaem duas características. Primeiro, o facto de estas cenas, repletas de vida e movimento, virem acompanhadas de questões interessantes, personagens conhecidas de outras andanças (como é o caso de um certo vking) e uns quantos momentos deliciosamente divertidas; e segundo, a forma como cada desenvolvimento atinge a sua máxima força no equilíbrio entre os diálogos certeiros (e muito engraçados) e uma arte cheia de cor e movimento (como seria de esperar numa história de super-heróis), mas também de expressividade (com especial destaque para o rosto de Kamala).
Sendo uma história pertencente a um universo maior (além de a uma série, como é óbvio), é apenas natural que fiquem perguntas sem resposta. Há certos desenvolvimentos, por exemplo, no que toca à rainha Medusa, que deixam uma ligeira sensação de curiosidade insatisfeita, pois muito fica em aberto. Ainda assim, tendo em conta o enquadramento, faz todo o sentido que assim seja, e a sensação que fica é, acima de tudo, de uma grande vontade de ler os volumes seguintes o mais rápido possível para saber que novas aventuras esperam pela Kamala.
Cheio de acção e de humor, com uma protagonista cheia de qualidades, mas também com as necessárias vulnerabilidades que a humanizam, e um vastíssimo potencial em termos de mundo e de vilões, trata-se, pois, de mais um volume que não desilude. Vale muito a pena conhecer as aventuras da Ms. Marvel - enquanto super-heroína e não só.

Autores: G. Willow Wilson, Elmo Bondoc e Takeshi Miyazawa
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário