quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O Pequeno Cavaleiro que Tinha Medo da Chuva (Gilles Tibo e Geneviève Després)

Era uma vez um pequeno cavaleiro que não tinha medo de nada... ou quase! Só uma coisa o assustava, devido à possibilidade de lhe enferrujar a armadura: a chuva. Por isso, de cada vez que começava a chover, corria para a sua fortaleza. Até que chegou o dia em que uma grande tempestade pôs em perigo a aldeia que lhe cabia proteger. Então, o pequeno cavaleiro viu-se obrigado a pensar numa solução... e a enfrentar o seu medo de uma vez por todas!
Provavelmente o aspecto mais cativante nesta pequena história é o facto de se tratar de uma história de cavaleiros... diferente. Sim, temos como protagonista um corajoso cavaleiro, com a sua armadura e o seu cavalo... mas também com um megafone, um gato de estimação e uma paixão assolapada por bolo de chocolate. Há elementos modernos espalhados por este livro (como, por exemplo, a ventoinha que o gato usa para se secar), o que, associado à peculiaridade da aldeia onde tudo acontece, fazem desta pequena história uma curiosa aventura, cheia de pormenores surpreendentes para descobrir.
Há também uma mensagem positiva a emergir desta aventura. O pequeno cavaleiro tem medo da chuva, mas tem também a capacidade de apelar à sua coragem e fazer frente a esse medo quando se torna realmente necessário. Ora, tratando-se de um livro infantil, esta visão de superação dos medos não podia ser mais importante. Afinal, todos nos lembramos de quando tínhamos medo, por exemplo, do escuro. Reconhecer o medo e enfrentá-lo faz parte do crescimento, e essa afirmação é também algo que sobressai deste livro.
Mas, voltando à história propriamente dita. Não é propriamente uma surpresa que seja relativamente simples, já que é um livro pensado para os mais novos. Já os muitos pormenores surpreendentes, bem como o equilíbrio certeiro entre o texto principal, as pequenas observações e a ilustração, criam a agradável impressão de um livro que é mais do que a história que contém, mas também as muitas pequenas coisas que lhe conferem beleza e envolvência.
E é isto que fica, uma vez somadas as partes: uma história simples, mas cheia de pormenores encantadores, com uma mensagem positiva e uma sucessão de pequenas surpresas a conceder-lhe mais vida. Bonito e cativante, um bom livro para ler com os mais novos.

Autores: Gilles Tibo e Geneviève Després
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário