domingo, 16 de fevereiro de 2020

Narval: O Unicórnio dos Mares! (Ben Clanton)

Um narval chamado Narval e uma alforreca chamada Alforreca, com um gosto comum por waffles e o mesmo espírito de aventura: tem tudo para correr bem, certo? Precisamente. E as aventuras podem ser simples, mas a amizade, essa, é grande. Além do mais, o Narval é... um narval, o que significa que é um animal peculiar. Por isso, há também algo a aprender desta amizade entre o Narval e a Alforreca. E aprender é sempre mais fácil - e interessante - quando é também divertido.
Muito breve, muito simples - e, no entanto, estranhamente cativante. Poder-se-ia resumir assim este pequeno conjunto de aventuras. Sim, porque o livro abrange três histórias diferentes, com os mesmos protagonistas, naturalmente, mas envolvendo percursos distintos. E, claro, são todas muito sucintas e simples, o que as torna perfeitas para leitores mais novos, e também muito divertidas, o que expande o seu apelo a leitores de todas as idades. Além de didácticas, claro, porque, entre waffles, festas e imaginação, há ainda espaço para descobrir alguns factos interessantes sobre a espécie destes curiosos protagonistas.
É também interessante reparar que, embora a palavra simplicidade se aplique realmente a todos os aspectos do livro - incluindo a arte - é também essa simplicidade que torna o conjunto tão eficaz. Sem grande margem para pormenores elaborados - ainda que com alguns laivos surpreendentemente reais, como a waffle e o morango, - o desenho complementa na perfeição a natural concisão de tudo o resto. Os diálogos são breves, as aventuras são quase inocentes - e a parte visual espelha na perfeição esta simplicidade.
Breve, lê-se num instante. Divertido, proporciona bons momentos de leitura. E, com o seu interessante equilíbrio entre os elementos didácticos e o simples espírito de aventura e imaginação, torna o impossível natural e faz da simplicidade a medida certa. Capaz de cativar leitores de todas as idades, o Narval é, sem dúvida, uma personagem que vale a pena conhecer.

Autor: Ben Clanton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário