domingo, 8 de março de 2020

Alguém Quer Morangos? (Alex T. Smith)

Terça-feira é dia de comer morangos ao pequeno almoço, mas aquela ameaça ser excepção. Todos os morangos foram levados para o torneio de ténis, e não há maneira de o Claude e o senhor Borboto conseguirem arranjar alguns. Ou será que há? Uma bola estrategicamente apanhada e uma substituição de última hora no torneio fazem do Claude um inesperado protagonista no mundo do ténis... e dos morangos!
Sendo um livro pensado para os mais novos - e associado a uma série de desenhos animados - escusado será dizer que o elemento visual é o primeiro aspecto a destacar-se nesta história. Cheia de cor, com personagens tão peculiares como intrigantes (e com um conjunto de indumentárias que se destacam particularmente) e um percurso que vive tanto do movimento das ilustrações como da agradável história que as acompanha, este é um livro que facilmente cativará os mais novos e que, com a sua leveza e simplicidade, também os não tão novos.
Claro que é também uma história com o seu quê de improvável: afinal, o Claude é um cão falante. Ainda assim, é engraçada a naturalidade com que tudo parece fluir, algo que, aos olhos de um leitor adulto, traz à memória aqueles momentos em que tudo parecia possível e imaginável. Além disso, os impossíveis são o menos importante nesta história, em que o espírito de entreajuda, a vontade de ir atrás do que se deseja e a capacidade de empatia das personagens acrescentam complementam com uma mensagem positiva esta aventura cheia de peripécias invulgares.
Leve, simples e divertido, cheio de cor e de aventura, trata-se, pois, de uma história cativante para ler - ou dar a ler - aos mais novos. Além, claro, de uma reconfortante, ainda que breve, viagem a tempos mais inocentes para aqueles cuja infância já ficou para trás.

Autor: Alex T. Smith
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário