sexta-feira, 13 de março de 2020

Antologia de Poesia Romena Contemporânea (Corneliu Popa)

Viajar pela poesia é sempre encontrar imagens, impressões, formas e sentimentos diferentes. E ainda mais quando é uma poesia nova, um estilo que se desconhece. Ora, a poesia romena não é propriamente a mais conhecida - e o que este livro vem provar, com a sua vastidão de autores e poemas, cada um com a sua própria natureza, mas formando um todo de surpreendente coesão, é que vale muito a pena conhecê-la.
É precisamente pela questão da coesão que importa começar a falar deste livro. É uma antologia longa, vastíssima, que abrange muitos autores e vários poemas de cada um deles, o que permite ficar com uma muito boa ideia do estilo de poesia que cada um escreve. Mas há também como que uma sensação de pertença e de unidade, como que uma união de temas e até de percepções intangíveis que se estende entre os poemas dos vários autores. Um cenário soturno, talvez um tanto desolado. Uma visão de fé feita descrença (ou até, às vezes, quase blasfémia). Um mundo feito de tempo que se arrasta em metamorfoses. Uma vaga névoa que esconde profundidades insuspeitas.
O que me leva ao elo comum: a melancolia, quase palpável ao longo de todo o conjunto. Há poemas longos e breves, mais e menos estruturados (embora a forma seja, no geral, bastante livre), visões mais ou menos bizarras (chegando mesmo, por vezes, a trazer à memória textos como a Ode Triunfal). Mas há em tudo como que uma vaga tristeza, um quase contemplar da finitude, que é também um poderoso apelo à introspecção.
É difícil destacar particularidades num livro que reúne tantos autores e onde tudo parece, ainda assim, encaixar de forma tão eficaz. Mas também aqui há equilíbrio, pois à possível repetição de temas contrapõe-se uma visão própria, um ritmo particular e uma forma distinta de contemplar as mesmas sombras. Porque há muitas sombras nesta antologia, muita meditação sobre a morte. Mas é também isto que a torna fascinante.
Longa e surpreendente viagem sobre terras nebulosas e sombrias - as da mente, claro! - trata-se, em suma, de uma antologia vasta e equilibrada. E um belíssimo ponto de partida para descobrir as fascinantes profundezas da poesia romena.

Autor: Corneliu Popa
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário