quarta-feira, 27 de maio de 2020

Estamos Aqui (Branca Clara das Neves)

Acordou cedo para chegar a tempo ao trabalho, mas uma voz intangível guia-a antes a um museu. Aí, a mesma voz percorre com ela múltiplas esculturas, guiando-a através de tradições, posições e até mesmo crenças. Fala-lhe de um rio ao longe, mas que está muito presente. E, dessa voz, nascem novas presenças - intensas, desconcertantes, difíceis de explicar, mas quase palpáveis.
Sendo um livro que contém a mesma história em três línguas diferentes, não será propriamente uma surpresa que a história seja bastante mais breve do que aparente. Há, ainda assim, um aspecto inicial que sobressai: a história pode ser a mesma, e as ilustrações têm também as suas semelhanças, mas há pequenos pontos de divergência. Não deixa, por isso, de ser interessante percorrer a obra completa, incluindo as partes que não compreendemos. A história, temo-la toda no início. E no resto há mais pormenores a descobrir.
Mais surpreendente é a cadência da história propriamente dita. Há algo de fascinante no percurso, com as imagens do passado e da crença a emergirem das figuras da exposição, mas é, acima de tudo o ritmo que fica na memória depois de terminada à leitura. Tudo está envolto numa ligeira estranheza, mas a cadência das palavras parece representar também na perfeição a essência das estátuas, principalmente no caso do músico.
Não é, de todo, uma história linear e a forma como presente e memória se entrelaçam - a presença da protagonista no museu e as imagens e cadências que a envolvem - pode ser, inicialmente, um pouco desconcertante. Chegados ao fim da história, esta perplexidade ganha, porém, um novo sentido, pois, numa história em que as perguntas são tão importantes, é apenas natural que haja coisas difíceis de compreender.
São, pois, três pontos que convergem para fazer deste livro uma experiência tão interessante: o contraste entre o palpável e o intangível, o ritmo peculiar das palavras, tão ajustado ao fluxo da história, e a percepção de um percurso com tanto de inexplicável como de fascinante. A soma é um livro difícil de descrever, mas muito interessante.

Título: Estamos Aqui
Autora: Branca Clara das Neves
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário