quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Harrow County 8 - Um Último Regresso (Cullen Bunn e Tyler Crook)

Convencida de que os seus poderes não bastariam para enfrentar a temível Hester Beck, Emmy fez uma escolha terrível - e, ao fazê-lo, acordou a bruxa. Agora, o confronto há tanto tempo previsto tornou-se finalmente inevitável. Mas também Hester adquiriu novos poderes e a sua capacidade de controlar os habitantes de Harrow County faz com que Emmy tenha de enfrentar até os seus amigos. Só há uma forma de vencer a bruxa de maneira a que ela nunca mais consiga voltar... mas implica um grande sacrifício...
Desde os primeiros volumes que todo o percurso desta série era, de certa forma, um prenúncio do derradeiro confronto que estava para vir. Inicialmente considerada como sendo Hester renascida, teria de ser Emmy a conduzir esta história à derradeira conclusão. Mas importa dizer que este facto é mesmo o único elemento previsível desta história e que o caminho que conduz até lá sempre esteve repleto de surpresas. Este volume final não é excepção. Com um alucinante crescendo de intensidade, em que o horror se funde com rasgos de surpreendente ternura e melancolia, conduz a história aos seus derradeiros momentos de uma forma verdadeiramente inesquecível.
Sendo o confronto final, é apenas natural que esteja repleto de grandes momentos - e também de movimento. Não é propriamente fácil destacar os momentos mais marcantes a nível visual sem fazer também referência a certos desenvolvimentos decisivos, mas sobressaem, com a necessária ambiguidade, certos rasgos de vermelho que realçam alguns dos actos mais terríveis, a penumbra dominante que anuncia que as trevas chegaram finalmente e os surpreendentes rasgos de cor - e de passado - que vêm inspirar em Emmy a breve quietude necessária para tomar as suas decisões. Quanto ao confronto em si... bem, é bastante impressionante, não só pelos grandes planos que realçam o poder das protagonistas, mas também pela surpreendente e algo perturbadora expressividade das diferentes assombrações.
E há o final, naturalmente, que dificilmente poderia ser mais adequado. A profunda ligação de Emmy a Harrow County, associada a tudo aquilo por que passou, criam um elo emocional que confere a esta história sombria e misteriosa uma estranha profundidade emocional. E é precisamente essa ligação que faz com que a forma que Emmy encontra para pôr fim a toda a situação seja tão adequada: já antes houve conflitos e resoluções. Mas este tem de ser o último... certo?
Foram oito volumes de mistério, horror, fascínio e ternura. Oito volumes daqueles que se devoram num ápice. E, terminada esta história, ficam sobretudo duas coisas: a inevitável saudade, face à personagem forte e emocionalmente intensa que é Emmy, e a sensação de uma aventura bem vivida, cheia de momentos marcantes e de gente memorável. Termina aqui esta série... mas vai ficar na memória durante muito tempo.

Título: Harrow County 8 - Um Último Regresso
Autores: Cullen Bunn e Tyler Crook
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário