sábado, 29 de janeiro de 2022

Dormir Num Mar de Estrelas - Volume Dois (Christopher Paolini)

A guerra espalhou-se pelo espaço. A situação parece cada vez mais desesperada. E a única esperança de salvação, apesar de ténue, reside numa proposta de paz feita por uma fação dissidente do inimigo. Kira acredita que é a única hipótese que têm e, por isso, está disposta a fazer tudo o que for preciso para conseguir materializar essa paz. Mas nem todos veem as coisas de forma tão linear e o seu caminho terá de ser feito pela via mais difícil. Contra quase todos, ante dificuldades aparentemente insuperáveis e numa viagem de descoberta que transformará a sua própria natureza.
Se já no primeiro volume o crescendo de intensidade era evidente, aqui tudo se intensifica ainda mais. A guerra alastra e os momentos de conflito tornam-se mais desesperados, o que significa uma expansão da componente de ação e de planeamento que desde muito cedo se foi intensificando nesta história. Já as hipóteses de sucesso parecem, por vezes, reduzir-se a pó, o que implica um igualmente intenso impacto emocional, tanto ante perdas e derrotas, como nas próprias relações entre personagens.
E também das próprias personagens, e do seu desenvolvimento, vem esta intensidade que é uma das grandes forças deste livro. Há uma evolução vincada ao longo de todo o percurso: nas relações, nos níveis de confiança, nas perspetivas do mundo e - no caso de Kira - na própria natureza de quem é. E, assim, o que acontece é que, num sistema vastíssimo, cheio de singularidades e de elementos complexos, o verdadeiro impacto vem da componente humana, da proximidade avassaladora que estas personagens conseguem gerar e da familiaridade por entre a diferença que torna tudo tão fluido e natural - mesmo num cenário tão diferente.
Ainda um inevitável ponto a destacar é a capacidade de surpreender, tanto no decorrer dos acontecimentos como na construção global. Não faltam desenvolvimentos inesperados ao longo do enredo, momentos de choque que transformam todos os planos e todas as perspetivas de futuro das personagens. Mas esta sucessão de surpresas assume também uma forma mais global, na medida em que tudo converge para uma conclusão também surpreendente - e particularmente poderosa - que ganha ainda mais força por não ser linear e definitiva. Por deixar o suficiente de mistério e de esperança no pensamento.
Vastíssimo na construção do universo, mas fascinante na naturalidade com que o constrói e capaz de despertar emoção tanto nas pequenas coisas como nas grandes revelações, trata-se, em suma, de um livro marcante e cheio de surpresas. Uma longa e sinuosa viagem, intensa e inesquecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário