quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Um Belo Dia Para Morrer e Outras Histórias (Amílcar Monteiro)

Vidas que se cruzam, catástrofes globais, a procura da tranquilidade nos últimos momentos, pactos improváveis e desenvolvimentos inesperados - sempre com a morte na sombra, à espreita, como na própria vida. Eis a raiz dos contos que constituem este livro, histórias distintas e singulares, com uma voz sempre envolvente e com um dom natural para tecer surpresas. Histórias que são uma viagem e que nos levam à descoberta da vida - e do outro lado dela.
Tudo começa com Um Belo Dia para Morrer. Primeiro conto e história que dá título ao livro, fala de um índio que decide retirar-se para um sítio secreto a fim de morrer em paz e em comunhão com a natureza. Só que o sítio não é assim tão secreto e tranquilidade é coisa que não abunda por aqueles lados. Cativante desde as primeiras frases e com uma curiosa sucessão de reviravoltas, este é um conto que surpreende sobretudo pela naturalidade com que o registo se vai alterando. Começa num tom quase melancólico, passando depois para um registo mais caricato à medida que os episódios bizarros se sucedem e culminando num final inusitadamente cruel. Surpreende em todos os aspetos, em suma, e não se podia pedir melhor forma de inaugurar esta leitura.
Segue-se A Todo o Vapor, história de um encontro entre estranhos num comboio, de um sucessivo cruzar de caminhos e de como os mesmos gestos podem ser interpretados de perspetivas muito diferentes. Fluido e cativante na sua conjugação de duas vozes muito distintas, ao ponto de dar aos mesmos momentos uma perspetiva totalmente diferente, marca sobretudo pela abordagem a como o medo condiciona a vida e altera perceções, acrescentando a uma história a que não falta envolvência uma boa dose de material para reflexão. 
Vem depois Descansa em Paz, história da celebração da paz entre cinco cidades após uma longa guerra e de um banquete que se transforma em caos com a súbita morte do provador real. Um pouco mais pausado do que os contos anteriores, mas igualmente cativante, trata-se de uma história de conflitos e tensões provocadas por um equívoco. Percorre também um amplo espetro emocional, partindo de um ambiente de festa para se expandir depois num crescendo de intensidade e de fúria que abre caminho a uma possível quebra de todas as conquistas passadas. Surpreendente e envolvente, uma boa história.
O Melhor Amigo apresenta dois amigos que, fruto de uma natural rivalidade infantil, juram acertar contas quando forem adultos num duelo até à morte para provar qual dos dois é o melhor. Intenso na premissa e sobretudo na forma como a história se vai desenrolando, entre dúvidas, hesitações e reviravoltas, trata-se de um conto relativamente longo, mas que nunca deixa de cativar. Além disso, vai abordando várias questões relevantes pelo caminho, desde a forma como a obsessão motiva escolhas erradas ao impacto que essas escolhas têm na vida de familiares e outras pessoas próximas. Vai também crescendo em força à medida que o inevitável desenlace se aproxima e culmina num final verdadeiramente implacável.
Finalmente, temos Um Final Feliz, história de um vírus altamente contagioso indutor de uma espécie de felicidade extrema com consequências surpreendentemente pouco felizes. Narrado sob a forma de testemunhos dos sobreviventes, trata-se de um conto peculiar, com a estranheza do vírus a despertar uma curiosidade quase imediata e as diferentes vozes a contribuir para a construção de uma teia verdadeiramente fascinante. Não faltam ideias intrigantes, a começar, desde logo, pelo próprio vírus e pelos efeitos que induz. Mas o mais impressionante de tudo é o impacto do que é no fundo uma vasta e especialmente envolvente reflexão sobre a importância e a influência das emoções, culminando numa conclusão tão cruel quanto poderosa.
Terminada a leitura dos contos, importa fazer ainda uma referência final à secção intitulada Sobre as Histórias, onde o autor expõe um pouco da origem das suas ideias e da forma como cada conto se foi desenvolvendo. Ainda que as histórias falem por si, é sempre interessante conhecer um pouco melhor a sua origem e esta visão sucinta, mas pessoal, acrescenta ainda um novo ponto de interesse a esta leitura.
E o que fica desta leitura não podia ser senão uma impressão muito positiva. Histórias de vida e de morte, cada uma com um contexto e uma visão muito diferentes, mas todas cativantes, intensas e surpreendentes, formam um todo coeso mas amplo, e sempre muito intrigante. A soma das partes é, pois, deveras memorável. E interessantíssima de descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário