Considerando como base uma das possíveis teorias acerca da identidade do lendário Jack, o Estripador, esta extensa novela gráfica explora a história e a circunstância de todos os ângulos possíveis. Através de elementos como as ligações à realeza, as diferenças sociais e elementos relativos à maçonaria e a simbolismos ocultos na arquitectura, From Hell surge como uma história complexa, mas ao mesmo tempo viciante e surpreendente.
Com um aspecto gráfico que, a preto e branco, talvez não tenha o mesmo impacto que outros trabalhos, mas que me parece adequar-se na perfeição ao ambiente que retrata, aliado a uma história minuciosamente pensada e pesquisada (o que se nota nas extensas notas finais), este é um livro onde o ambiente de constante obscuridade, as situações por vezes chocantes e a forma inesperada como alguns dos eventos se sucedem resultam numa leitura interessante, envolvente e, por vezes, até perturbadora.
O meu conhecimento na área da banda desenhada é limitado, mas, na minha opinião, From Hell é, sem dúvida, uma obra que vale a pena ler. Obscuro. Perturbador. Surpreendente. E muito, muito bom.
passatempo a decorrer no Refugio dos Livros
ResponderEliminarhttp://refugio-dos-livros.blogspot.com
;)
Diana