Martin Sturrock, psiquiatra há mais de quarenta anos, tem no seu historial toda uma diversidade de doentes, desde a mulher desfigurada por um incêndio ao importante ministro com problemas de alcoolismo e passando pela refugiada kosovar vítima de violação e pelo homem com momentos de profunda depressão. O que nenhum de entre eles sabe é que, enquanto Sturrock os guia na forma de enfrentar os seus problemas, é a sua própria vida que decai progressivamente, avançando cada vez mais nos mares da perturbação.
Com uma escrita bastante acessível, sem floreados ou descrições demasiado extensas, mas evitando a excessiva simplificação, neste livro o autor mergulha directamente nos mais secretos demónios interiores, nas diversas perturbações da mente e na forma como podem alterar as vidas dos que delas sofrem. Reflectindo bem, e em particular no caso do ministro Ralph Hall, a forma como um pequeno problema se torna um abismo e o reflexo desta situação na sociedade, aquilo que o autor melhor representa é a evolução relativa - dentro da mente de cada paciente -dos respectivos problemas.
Não sendo de leitura compulsiva, principalmente devido à fase inicial onde as consultas extensas contextualizam cada caso, contém, ao longo do enredo, uma série de pequenos momentos que, na sua profundidade, se tornam marcantes. E quando o autor ameaça resvalar para um final demasiado optimista e possivelmente irreal, surpreende com a forma como culmina o percurso inverso do psiquiatra e dos seus pacientes, entre ascensão e queda, vazio e redenção.
Fortemente centrado nos elementos psicológicos, este é um livro onde, para cada um dos casos que constituem a vida de Sturrock, não temos uma ficha clínica, mas a imagem e a mente de uma pessoa. E foi este lado profundamente humano, mesmo nos mais negros pontos da mente, que me fez apreciar tanto esta leitura. Muito bom.
Espero que não te importes Carla,
ResponderEliminarCaso pretendas podes apagar este post, mas quem gostou da opinião da Carla, pode sempre comprar ou habilitar-se a ganhar um exemplar no meu Blog
Obrigado Carla
Este livro já está lá no ma minha estante para ser lido :) já anda va ansiosa, agora então... ainda bem que ele parece corresponder Às minhas expectaivas xD
ResponderEliminar