A descoberta de que teria dons psíquicos levou Echo Bodine a querer saber tudo sobre o mundo espiritual. Daí à sua carreira como "caça-fantasmas" foi uma sucessão de pequenos passos. Neste pequeno livro, Echo apresenta uma sucinta descrição de alguns dos casos de maior impacto com que se cruzou ao longo da sua carreira, bem como algumas breves noções sobre o seu conhecimento dos fenómenos psíquicos e da natureza dos fantasmas. O resultado é um livro breve e relativamente simples, mas interessante.
Apesar de reunir um conjunto relativamente numeroso de história, este é um livro bastante pequeno. Assim, um dos aspectos que mais se evidencia ao longo da leitura é a brevidade dos relatos, quer a nível de narração da situação, quer de possíveis explicações para as circunstâncias. Isto tem um lado positivo, na medida em que a exposição simples e acessível dos acontecimentos e da forma como a autora os interpreta permite uma visão suficientemente clara do cenário e da situação que é contada. Há, certamente, livros mais complexos e que aprofundam mais o tema, mas não parece sequer ser esse o objectivo deste livro. O que é apresentado é, simplesmente, um conjunto de histórias e da percepção que a autora obteve destas situações.
Mas claro que há uma contrapartida para essa brevidade. A descrição simples e sintética da situação basta para cativar e para despertar curiosidade, mas deixa, ao mesmo tempo, a sensação de que haveria muito mais para dizer. Principalmente a nível do ambiente em que decorrem as histórias, que é apresentado de forma bastante vaga (ainda que a autora dê uma boa explicação para esse facto), e do que Echo realmente faz no sentido de lidar com os fantasmas, o que é dito é apenas o essencial. Fica, pois, a impressão de que esses aspectos poderiam ter sido expostos de forma mais completa.
Importa ainda referir que este é um daqueles livros em que aquilo em que o leitor acredita vai influenciar o impacto da leitura. Não só no que respeita à existência ou não de fantasmas, mas aos próprios métodos apresentados pela autora, há uma boa medida de crença envolvida e dessa depende muito do que é narrado neste livro. Ainda assim, e independentemente daquilo em que o leitor acredita, há bastante de interessante nestas histórias, quer pela peculiaridade de algumas das situações, quer pela visão breve, mas curiosa, da forma como são gravados alguns programas televisivos sobre o assunto.
Não se trata, assim, de um livro particularmente complexo e, nalguns aspectos, fica a sensação de que muito mais haveria para explorar sobre o assunto. Mas, enquanto conjunto de relatos sobre experiências com fantasmas, Echo Bodine, consegue, neste livro, despertar curiosidade para o tema e cativar pela forma simples e directa como expõe as suas experiências. Interessante, em suma.
Sem comentários:
Enviar um comentário