domingo, 9 de dezembro de 2012

Regresso de Sherlock Holmes III (Sir Arthur Conan Doyle)

Ainda na senda das aventuras de Sherlock Holmes, seguem-se, neste pequeno livro, três novos casos, todos eles intrigantes e com algo de invulgar. As características essenciais continuam a ser as mesmas, com o habitual ritmo pausado e algumas longas explicações que surgem ao longo do texto a contrastar com pontuais momentos de grande intensidade e as discretas, mas sempre interessantes, revelações sobre a personalidade e o modo de agir do grande detective. São, pois, mais três boas histórias, ainda que não estejam entre as mais surpreendentes.
Em Charles Augustus Milverton, uma visita claramente desagradável serve de introdução a um protagonista de carácter e acções desprezíveis, mas que parece ser impossível de deter. O início é intrigante, com a clara repulsa que Sherlock sente pelo seu visitante a despertar curiosidade pela figura, mas o enredo evolui entre longos momentos descritivos e outros que parecem um pouco apressados. Uma história interessante, ainda assim, mesmo se a resolução é relativamente fácil de prever.
O Alteta Desaparecido conta como um jogador em falta leva o líder da sua equipa a consultar Sherlock Holmes na busca pelo seu paradeiro. Cativante, apesar de um início um pouco confuso, apresenta também um caso interessante, em que, contrariamente ao habitual, o que parece ser uma situação complexa acaba por se revelar, afinal, como algo muito simples.
Por último, A Granja da Abadia apresenta o que parece ser um assalto que resultou em morte. Neste conto, destaca-se, desde logo, o curioso detalhe inicial relativo à opinião que Sherlock tem dos escritos do seu biógrafo. Quanto ao caso propriamente dito, apresenta também um mistério intrigante, apesar do tom algo distante em que são expostos os factos essenciais do mistério. Pausado, mas de leitura agradável, cativa também pelo bom final.
Não são os casos de maior impacto, nem os contos que mais ficam na memória, os dos três contos deste livro. São, ainda assim, três histórias cativantes, com alguns momentos surpreendentes e com um protagonista que, a cada novo detalhe revelado, se torna sempre um pouco mais fascinante. E isso basta para que valha a pena ler este pequeno livro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário