quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Noiva Despida (Nikki Gemmell)

Todos a vêem como a boa esposa, dedicada ao marido e disposta a condescender em todas as suas vontades. Mas só ela sabe o que vive no seu pensamento, as fantasias que lhe vêm à cabeça nos momentos mais inesperados. E quando, em plena lua-de-mel, ela encontra o marido ao telefone com a melhor amiga, ela sabe que já não lhe basta ser a boa esposa e viver as fantasias apenas em pensamento. Há algo dentro dela que está pronto a surgir à superfície e, quando se cruza pela primeira vez com um homem que desperta os seus desejos mais secretos, ela põe de parte o seu papel de esposa resignada. E começa então a sua liberdade, numa vida dupla e com muitas dúvidas, mas mais satisfatória do que tudo o que experimentou até então.
Escrito em capítulos curtos e de forma envolvente, este é um livro que, centrado essencialmente na evolução pessoal da protagonista, aborda, ainda assim, várias questões relevantes no que respeita à vida conjugal. Ao contar a história na forma de um quase diário, ainda que com a protagonista dirigindo-se a si mesma como se de uma observadora se tratasse, a autora consegue, desde logo, criar uma impressão de proximidade relativamente aos acontecimentos que estão a ser narrados. Além disso, a forma como a relação entre a protagonista e o marido evolui - na sequência da nova vida dela, mas não só - reflecte bem as diferentes fases de uma relação. O peso de uma traição ora parece ser imperdoável, ora um percalço após o qual a vida continua. A vida a dois, tal como é retratada neste livro, é tudo menos serena, mas também está longe de ser completamente caótica. Tem fases, condicionadas pelos segredos e pelas experiências, tal como na realidade.
Ainda que o desenvolvimento da relação não se limite ao sexo, este tem um papel fundamental ao longo da história, tanto no que diz respeito à vida do casal como às experiências mais ou menos racionais que a protagonista decide viver. Não surpreende, portanto, que seja este o aspecto mais desenvolvido em todo o livro. Há, ainda assim, uma boa história a complementar este elemento, do que resulta um enredo bastante equilibrado, com muita sensualidade, mas também com um toque de emoção e bastante sobre que reflectir, não só sobre a vida conjugal, mas também sobre outros tipos de relacionamento, com família ou com amigos.
Esta é, portanto, uma história que, apesar de centrada no despertar da protagonista, é bastante mais que apenas a sua descoberta da sexualidade. E é este equilíbrio entre erotismo e afectuosidade, conjugado com um estilo de escrita viciante e uma boa reflexão sobre o que separa os ideais da realidade, que faz com que este livro cative desde as primeiras páginas, ficando na memória bem depois de terminada a leitura. Muito bom.

1 comentário:

  1. Não conhecia, mais um livro para acrescentar à lista :)
    Segui o teu blog, dá uma vista de olhos no meu.
    Obrigada :)
    http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt

    ResponderEliminar