domingo, 3 de novembro de 2013

Blueskin the Cat (Daniel Nanavati)

Blueskin era um salteador, mas os seus dias de crime terminaram. Ou não. Poucos momentos depois do seu enforcamento, ele acaba de despertar para uma nova existência. Reencarnou na forma de um gato, mas com os pensamentos e as memórias do tempo em que foi um homem. Agora, Blueskin quer vingança dos irmãos que o capturaram e, por isso, está decidido a seguir todos os seus passos. Mas, ao embarcar numa viagem rica em aventuras, Blueskin está prestes a descobrir que, agora que é um gato, as suas prioridades são bem diferentes. E que o seu caminho pode levá-lo no sentido de uma nova missão.
Sendo este um livro relativamente breve, é também uma história que cativa em primeiro lugar pela aventura. Nas suas menos de 100 páginas, a história das aventuras de Blueskin, o gato, inclui um naufrágio, um encontro com piratas e a descoberta de um novo mundo, para citar apenas alguns dos momentos mais relevantes. Há muita coisa a acontecer e, ainda que esses acontecimentos sejam narrados de forma muito sintética, há, neste livro, mais que o suficiente para proporcionar uma leitura agradável.
Um outro ponto interessante é o contraste que se cria entre Blueskin, o homem, e Blueskin, o gato. O homem é um indivíduo nada recomendável, cujas acções foram a razão da sua queda. Mas não é assim que o gato entende as coisas, pelo menos inicialmente. Isto abre espaço para um crescimento da personagem. Blueskin, o gato, descobre que é agora alguém melhor do que a pessoa que foi, e esta evolução é um dos grandes pontos fortes deste livro.
Ainda um outro aspecto interessante é o equilíbrio entre texto e ilustração. A escrita é relativamente simples, ainda que cativante quanto baste, e não há muita descrição. Mas as imagens completam a história, com a sua ilustração tão nítida dos elementos essenciais do enredo.
A soma de todas as partes é uma leitura agradável, com uma boa história e uma mensagem muito positiva. Uma boa leitura, em suma, com uma interessante combinação de escrita e imagem. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário