domingo, 8 de fevereiro de 2015

Pensar com os Pés (Gabriel García de Oro)

O futebol enquanto metáfora para a vida: eis o ponto de partida para este livro, que, a partir de um conjunto de frases proferidas por figuras proeminentes do mundo do futebol, transpõe para a realidade quotidiana as melhores ideias aplicadas em campo. O resultado é uma leitura tão interessante pelas comparações que estabelece como pela forma simples e cativante como apresenta as suas ideias.
É esta conjugação que faz com que esta seja uma leitura agradável mesmo para quem não gosta de futebol. É que, independentemente do contexto em que as ideias foram aplicadas, e há também uma breve, mas interessante, contextualização para cada frase, é fácil compreender de que forma essas ideias poderão ser aplicadas a qualquer aspecto da vida. Além disso, fica-se também com uma boa ideia da força das motivações subjacentes ao que se vê de um jogo de futebol, o que permite também ficar com uma perspectiva diferente relativamente ao jogo.
Claro que, ao desenvolver cada uma das ideias em muito poucas páginas, fica sempre a impressão de que mais haveria a dizer sobre o assunto, tanto no contexto futebolístico, como na aplicação para lá dele. Ainda assim, no que diz respeito ao que parece ser o objectivo - definir uma orientação e passar a mensagem - toda a informação necessária está presente e, por mais sintética que seja a exposição, o fundamental de cada ponto é facilmente compreensível.
Ainda um outro ponto interessante é a forma como, de ideias tão diferentes, e associadas a figuras tão diferentes, surge um conjunto bastante coeso. Claro que há ideias mais fáceis de pôr em prática em determinada circunstância e outras que parecem demasiado fáceis, mas o que fica do todo é uma mensagem bastante positiva e acaba por ser precisamente isso a ficar na memória.
Trata-se, portanto, de um livro agradável e cativante, que transporta umas quantas ideias do mundo futebolístico para um âmbito mais vasto. Interessante, com uma mensagem positiva e algumas ideias particularmente relevantes, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário