domingo, 24 de maio de 2015

Homeopatia (Anne Clover)

Definida como o tratamento de semelhantes com semelhantes, a homeopatia é um método de medicina alternativa com mais de duzentos e que desperta tanto cepticismo como curiosidade. Neste breve livro, Anne Clover apresenta, de forma sucinta, os fundamentos da homeopatia, bem como a base das suas origens e as linhas essenciais de como funciona. E fá-lo de forma interessante quanto baste, ainda que deixando algumas perguntas por esclarecer.
O lado mais interessante deste livro é que, para quem não tiver qualquer conhecimento prévio sobre a homeopatia (como é o meu caso), pode ficar com uma ideia bastante clara de quais são as bases do sistema. Desde a preparação dos medicamentos homeopáticos, às ideias e experiências na base do desenvolvimento da homeopatia, sem esquecer as possíveis formas de aplicação, isoladamente ou em colaboração com a medicina convencional, o que a autora apresenta é um resumo bastante completo das linhas essenciais do sistema, ainda que, principalmente no que diz respeito às preparações, se possa tornar um pouco confuso.
E é desta confusão que emerge uma das principais fragilidades. É que, entre ideias que são repetidas mais vezes que o essencial e explicações que, por vezes, se tornam maçadoras, o livro torna-se, por vezes, demasiado denso. Para isso contribui também o estilo de escrita, que, centrado, acima de tudo, na exposição dos elementos, acaba por ser, por vezes, um pouco monótono.
Há também aspectos que teria sido interessante ver mais desenvolvidos, principalmente no que diz respeito às bases científicas e à relativa oposição entre medicina convencional e medicinas complementares ou alternativas. São factos que a autora refere, é certo, mas apenas de forma muito superficial, o que inevitavelmente deixa algumas questões em aberto.
A impressão que fica é, portanto, a de um interessante ponto de partida para ficar a saber o básico sobre a homeopatia. Ficam alguns aspectos por explorar, e talvez seja por isso que algum do cepticismo permanece. Mas não deixa de ser, ainda assim, uma leitura interessante.

Título: Homeopatia
Autora: Anne Clover
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário