quarta-feira, 27 de abril de 2016

As Lições do Amor (Lorraine Heath)

Grace Mabry está decidida a casar por amor, mas, com um dote tão grande como o seu, não tem a certeza de conseguir distinguir quais dos seus muitos pretendentes a amam realmente e quais estão apenas interessados em fazer fortuna à sua custa. E não está disposta a arriscar, principalmente porque guarda um segredo que torna ainda mais imprescindível que o seu futuro marido a ame pela pessoa que é. É por isso que decide recorrer ao duque de Lovingdon, que, após uma tragédia pessoal, se retirou da sociedade e que, além de muito experiente em questões de amor (e devassidão), é também uma antiga paixoneta de Grace. Ao arrastá-lo para a sua busca, Grace espera arrancar-lhe conselhos úteis. Mas principalmente salvá-lo de si mesmo. O que não espera é reacender uma paixão antiga... ou será esse o seu objectivo desde o princípio?
História de amor e de sensualidade entre duas almas com sombras nos seus passados, este é um livro que, não sendo propriamente imprevisível na forma como resolve os principais dilemas do enredo, tem, ainda assim, muito de cativante na viagem até esse final. A começar, desde logo, pela relação entre os protagonistas. Lovingdon isolou-se da sociedade - ou, pelo menos, da sociedade respeitável - para aprender a viver com a dor de uma grande perda. Grace espera encontrar no amor a prova de que as imperfeições que esconde são menos repulsivas do que pensa. E, lidando ambos com os seus demónios, acabam por se complementar na perfeição. Claro que a viagem tem tantos mal-entendidos como momentos de paixão, mas é precisamente este equilíbrio - distância e atracção, amor e emoção - que torna tudo tão cativante.
Há também pequenos aspectos a complementar o romance, tornando a história mais intensa e intrigante. Desde logo, a situação de perigo que surge na fase final, e as pistas que, pelo caminho, iam surgindo, contribui em muito para a grande intensidade dos últimos capítulos. Mas há outras pequenas coisas - a relação de Grace com as amigas, as relações familiares (que, ao que parece, foram desenvolvidas numa série anterior da autora) e a discreta, mas certeira, intervenção de Lovingdon na vida de um outro casal - a acrescentar pontos de interesse. E se é verdade nem tudo encontra resposta neste livro, também é certo que todos os pontos essenciais estão lá.
E tudo isto nos é contado num registo leve, em que a narrativa flui com uma muito cativante naturalidade, equilibrando a caracterização das personagens, os detalhes relevantes do passado e as muito, muito interessantes interacções entre os vários intervenientes numa leitura sempre envolvente e com momentos de grande intensidade. Intensidade que atinge um máximo na fase final, como seria, aliás de esperar, mas que se sente também nas pequenas coisas.
O que fica da soma das partes é, portanto, a ideia de um muito interessante início de série, em que a história principal encontra o fim mais adequado, deixando também muita curiosidade para saber o que se segue no caminho de algumas outras personagens. Cativante e muito agradável, uma boa leitura.

Título: As Lições do Amor
Autora: Lorraine Heath
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário