quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os Últimos Sete Meses de Anne Frank (Willy Lindwer)

A história de Anne Frank e do tempo que passou no anexo até ao dia em que os nazis a levaram, juntamente com todos os que lá estavam, é sobejamente conhecida. Mas e depois? O que aconteceu a seguir? É esta a pista que o autor segue neste livro (e no documentário com o mesmo nome). Através dos testemunhos de várias sobreviventes, Willy Lindwer reconstrói os últimos meses da vida de Anne Frank. E, com esses mesmos testemunhos, conta a história de tantas outras que passaram pela mesma provação. Das que sobreviveram... e das que não.
Há algo de intrinsecamente impressionante neste género de livros e que vem, desde logo, do facto de tudo aquilo que relatam ser real. Inimaginável, sim, capaz de nos fazer questionar os limites da maldade humana e do silêncio dos deuses. Mas assustadoramente, terrivelmente real. E isso basta para que valha a pena, mais, para que seja imperioso ler sempre este tipo de livros. Este está longe de ser o único e todas as histórias de sobreviventes têm em si algo de único e de pessoal, independentemente dos inevitáveis pontos em comum. Mas todas importam. Todas. Sempre. E isso basta.
Mas passando às particularidades deste livro, há algo, para além do óbvio, que o torna especialmente interessante: a forma como o autor tenta reconstituir a última fase da vida de Anne Frank, mas, ao mesmo tempo, dá voz a outras histórias de sobrevivência. Ora, isto cria uma totalidade ainda mais interessante. Primeiro, porque dá um fim ao percurso que todos conhecemos do tão famoso diário. E, depois, porque, através das diferentes histórias contadas no livro, e que vão muito para lá dos seus pontos de contacto com o percurso de Anne Frank, se fica com uma ideia mais vasta de toda a brutalidade que teve lugar naqueles campos.
Todos estes testemunhos correspondem a transcrições das entrevistas realizadas para o documentário, o que significa que tudo é contado pela voz das sobreviventes. E também isto impressiona, pois a forma como falam do que viveram, ora distanciando-se para conseguir lidar com isso, ora relatando as coisas com um pormenor aterrador, torna tudo mais claro, mais próximo, mais impressionante. 
Não é uma leitura fácil, não. Nunca poderia sê-lo, tendo em conta o tema e os relatos pessoais que nos apresenta. Mas, por tudo aquilo que transmite de um passado não muito distante, pelas experiências pessoais de uma brutalidade que não deve - não pode - repetir-se, pela imagem impressionante que deixa gravada na memória e por toda a importância que o tema teve e continua a ter, este é um livro que precisa de ser lido. Impressionante, memorável... essencial.

Título: Os Últimos Sete Meses de Anne Frank
Autor: Willy Lindwer
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário