sexta-feira, 6 de julho de 2018

A Esposa Secreta (Gill Paul)

Após descobrir a infidelidade do marido, Kitty parte por impulso para o outro lado do Atlântico, onde a espera a cabana que herdou do bisavô e o isolamento de que precisa para lidar com a situação. Mas há também um grande mistério à espera que ela o descubra. Dmitri, o bisavô de Kitty, pertenceu em tempos à guarda imperial dos Romanov e viveu os dias da revolução russa. E mais: apaixonou-se pela grã-duquesa Tatiana. Em tempos de mudança e de terror, Dmitri tudo fez para fica com o seu amor - ainda que a vida tivesse outros planos para ele. E agora Kitty começa a descobrir uma parte da história familiar que nunca ninguém lhe contou.
Dividido entre a história de amor de Dmitri e Tatiana e o percurso de descoberta de Kitty, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pelo equilíbrio entre estas duas facetas. Kitty e Dmitri são personagens muito distintas, fruto de épocas e contextos diferentes. Mas a forma como as suas histórias parecem cruzar-se desde cedo, mesmo quando tudo é mistério e as ligações são apenas insinuadas, alimenta uma intensa curiosidade de saber mais. Além disso, apesar da relação entre ambos, e embora a história não se cinja aos seus pontos de vista, há como que uma voz diferente nos seus percursos, o que cria um contraste também muito interessante.
Outro aspecto que importa destacar é, naturalmente, o contexto. Tendo como personagem principal uma grã-duquesa e como época da acção os dias da revolução (mas não só), é apenas natural que este elemento seja particularmente importante. Mas sobressaem duas coisas: primeiro, o facto de a autora conseguir contar uma história que é, acima de tudo, pessoal, sem perder de vista o contexto mais vasto; e segundo, o facto de essa história se expandir para lá dos momentos cruciais. A história não termina com a revolução e o caminho leva as personagens a outros cenários e a outros pontos cruciais da história. E isso torna o enredo muito mais vasto e intrigante.
E depois, claro, há as personagens, também elas repletas de uma complexidade interior. Não há heróis perfeitos nem cavaleiros brancos neste livro. Dmitri pode surgir como o único salvador possível, a espaços, mas também as suas fragilidades e a complexidade da sua natureza vai-se revelando aos poucos. Tatiana cedo revela o seu carácter, mas é também muito mais do que "apenas" uma grã-duquesa. E Kitty precisa de tomar o controlo da sua vida, ciente de que está longe de ser uma pessoa implacavelmente determinada. Ninguém é perfeito neste livro. Todos têm falhas, e, para cada momento de empatia, há outros de estranheza e distanciamento. Mas é isso que torna a leitura tão interessante: é que na vida também não há pessoas perfeitas. E ver isso numa história torna tudo mais realista.
Complexo e cativante, com um contexto histórico muitíssimo bem descrito e um conjunto de personagens tão fascinantes quanto imperfeitas, trata-se, portanto, de uma verdadeira viagem ao passado. Uma história de amor intemporal, mas nunca simples nem previsível, e precisamente por isso memorável. 

Autora: Gill Paul
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário