terça-feira, 20 de novembro de 2018

Frida Khalo (Maria Isabel Sánchez Vegara e Gee Fan Eng)

Será possível contar a história de uma vida em poucas frases e umas quantas - ainda que expressivas - imagens? Depende. Se o objectivo for percorrer exaustivamente todos os factos, então provavelmente não. Mas se o que se pretende é contar as linhas gerais e dar a conhecer - principalmente os mais novos, mas não só - uma figura importante, então não só é possível fazê-lo, mas também dar-lhe o encanto de um quase conto de fadas. É o que acontece neste livro que, de forma muito breve, mas muito cativante, apresenta Frida Kahlo aos seus jovens - e não tão jovens - leitores.
Um dos aspectos mais bonitos deste livro é que, com as suas frases sucintas, mas com ritmo e rima quase melodiosos, e as ilustrações cheias de cor, é tão capaz de encantar os jovens leitores que nunca antes ouviram falar em Frida como aqueles de nós que, embora há muito passada a infância, descobrimos nas coisas simples a magia de tempos mais inocentes. Ler este pequeno livro é quase como um regresso à infância, ao tempo em que bastavam algumas frases para aprender algo de novo. E é isso que se pretende, afinal. Aprender - e aprender de forma cativante.
Também muito interessante é notar que, apesar da evidente brevidade, não parece faltar lá nada. Pode estar resumido em poucas linhas, mas o percurso de Frida Kahlo está todo neste livro - seja no breve texto, seja nas belas imagens que o complementam. E há além disso uma concentração no sonho - e na ideia de que todos os sonhos são possíveis - que transmite inevitavelmente uma mensagem muito positiva.
Bonito, interessante e com uma mensagem forte: é esta, pois, a impressão que fica deste livro pensado para dar a conhecer aos mais novos a história de uma Menina Pequena com Grandes Sonhos. Uma breve e muito agradável leitura para os mais pequenos... e não só. 

Título: Frida Kahlo
Autores: Maria Isabel Sánchez Vegara e Gee Fan Eng
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário