terça-feira, 29 de outubro de 2019

Elementar, Meu Caro Mendeleev (Mark Barfield e Lauren Humphrey)

O mundo é feito de elementos, de partículas aparentemente indivisíveis com diferentes propriedades e que se agrupam em diversos compostos. E o mundo dos elementos é também um mundo de descoberta constante. Houve quem pensasse, em tempos, que eram apenas quatro - água, terra, fogo e água - mas a verdade revelou-se um pouco diferente. Hoje, continuam a ser descobertos novos elementos e, para os organizar, existe a tabela periódica. Mas o que diferencia, afinal, todos estes elementos?
Quem se lembra das aulas de físico-química dos tempos de escola, lembra-se também, provavelmente, das inúmeras informações associadas à tabela periódica: tipos de elemento, números atómicos, protões, electrões, ligações moleculares... enfim. A grande qualidade deste livro é que, além de mostrar que todas estas coisas não precisam de ser assim tão confusas, facilmente desperta curiosidade para o mundo da química e das suas grandes figuras. Para isso contribuem em muito as várias BDs atómicas, dedicadas a diferentes momentos da evolução da química em geral e do estudo dos elementos em particular.
Sendo um livro pensado para os mais novos, destaca-se também o equilíbrio bastante eficaz entre a simplicidade necessária para tornar a leitura acessível e a abundância de informação existente sobre cada elemento. O que acontece é uma explicação sucinta das propriedades e usos de cada elemento, nalguns casos complementada com uma ou outra experiência interessante. Haveria mais a desenvolver? Naturalmente. Não se resume a química em sessenta páginas. Mas é interessante notar que a sensação que fica deste livro é que toda a informação... bem, elementar está lá.
Não sendo propriamente um aspecto dominante, já que grande parte do livro é dedicada à caracterização dos elementos, importa ainda fazer referência à forma como esta abordagem é construída. Primeiro, Sherlock e os seus assistentes fazem desta descoberta da tabela periódica um trabalho de detective, o que faz desta leitura uma aventura. Depois, as ilustrações que povoam o livro permitem uma percepção mais fácil das coisas, além claro, de uns quantos laivos de humor (principalmente nas bandas desenhadas) a tornarem a leitura mais leve.
E o que fica, uma vez somados todos estes elementos, é a imagem de um livro didáctico e também muito cativante, além de surpreendentemente completo para o seu reduzido tamanho. Uma forma interessante de aprender química... ou de recordar conhecimentos que ficaram perdidos lá para trás.

Autores: Mark Barfield e Lauren Humphrey
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário