quinta-feira, 5 de março de 2020

Avó Sarilho: Muita Idade, Pouco Juízo (Sophy Henn)

A Jeanie tem uma família muito grande, mas a pessoa com quem passa mais tempo é, sem dúvida, a Avó Sarilho. Claro que não se chama mesmo Avó Sarilho, mas a verdade é que é por esse nome que é conhecida. Porque será? Bem, a Avó Sarilho tem o hábito de se meter em confusões, trapalhadas, tribulações e... enfim, sarilhos! Mas o tipo de sarilhos que, além de muito engraçados, têm um estranho e especial toque de justiça - seja num parque com regras demasiado estritas ou no museu mais aborrecido de todos os tempos.
Basta um olhar ao título e à capa para prever, ao embarcar nesta leitura, uma aventura caricata e divertida. E a verdade é que a previsão confirma-se para lá de todas as expectativas. Tem um sentido de humor delicioso e, apesar de ser um livro juvenil, facilmente arranca gargalhadas até a leitores adultos. Além disso, é uma história de sarilhos, mas sarilhos essencialmente positivos. São aventuras caricatas, intrépidas e divertidas, mas suficientemente seguras e com uma mensagem positiva, o que acrescenta ao ambiente essencial de diversão uma discreta, mas eficiente, componente didáctica.
Também particularmente eficaz é o equilíbrio entre o texto e as ilustrações, que acrescentam mais vida e mais pormenor a estas aventuras simples e divertidas. O aspecto da Avó Sarilho é algo bastante peculiar, e esses elementos únicos ganham nas ilustrações uma outra vida que o texto isolado dificilmente poderia dar. Além disso, as ilustrações acrescentam também movimento e expressividade (particularmente nos momentos de fúria das personagens), o que contribui também para enfatizar o factor diversão.
Claro que são histórias relativamente simples, o que, aliás, faz todo o sentido, tendo em conta o público a que se destina. Mas é interessante notar que, entre o delicioso sentido de humor, as pequenas e eficazes lições a retirar e o misto de estranheza e aventura que atravessa todo este livro, não fica a sensação de que falte alguma coisa. Tudo tem precisamente as medidas certas para proporcionar uma leitura leve, divertida e cativante.
Cheio de cor, de vida e de animação, trata-se, pois, de um livro leve e empolgante, capaz de cativar leitores de todas as idades. E de uma história que demonstra de forma divertida que os sarilhos nem sempre são algo mau - quando se tem o coração no sítio certo.

Autora: Sophy Henn
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário