segunda-feira, 13 de abril de 2020

Porque Fazemos Aquilo que Fazemos (Joel Levy)

A mente é um labirinto de possibilidades insuspeitas, cujos mecanismos deram origem a inúmeras teorias. Algumas foram desacreditadas com o tempo. Outras continuam a ter apoiantes fiéis. Mas como funciona, afinal, a mente? Que mecanismos estão por trás daquilo que fazemos? Genética ou educação? Inconsciente ou condicionamento? São muitas as perguntas no âmbito da psicologia. Este livro oferece algumas respostas.
Tal como com os outros livros desta interessante colecção, um dos grandes pontos fortes deste volume é a sua simplicidade. Para cada pergunta, são apresentadas explicações concisas, expondo as bases das principais teorias e as linhas gerais de cada ideia, sem perder demasiado tempo com os pormenores mais complexos, mas permitindo uma visão global de cada resposta. Claro que há muito mais a descobrir sobre cada tema, mas as bases essenciais estão presentes, o que faz deste livro um bom ponto de partida para conhecer as bases e - para quem quiser saber mais - descobrir os nomes e os caminhos a seguir.
Além de muito interessante, é também uma leitura relativamente leve, na medida em que as explicações são bastante sucintas e expostas de forma a realçar o essencial. Além disso, ao estruturar o livro sob a forma de respostas a um amplo conjunto de perguntas, obtém-se um registo mais fluido, pois, embora haja ligações entre os diversos aspectos, cada tema é visto em relação com a pergunta que lhe serve de base. O resultado é uma assimilação mais natural das ideias, pois cada teoria é vista sobretudo da perspectiva de uma resposta prática.
Há ainda, apesar da relativa brevidade, espaço para uma perspectiva global, resultante, em grande medida, da menção a teorias actualmente descredibilizadas. É, talvez, um aspecto secundário, mas resulta quase naturalmente da leitura das várias respostas a percepção de que as certezas de hoje podem ser os erros de amanhã. Claro que também sobre este aspecto haveria mais a desenvolver - como, aliás, sobre quase todas as teorias abordadas - mas a base essencial está lá.
A impressão que fica é, pois, bastante semelhante à dos outros volumes desta colecção: um livro simples e acessível, mas repleto de informação interessante, e um óptimo ponto de partida para descobrir os vários ramos e aplicações da psicologia.

Título: Porque Fazemos Aquilo que Fazemos
Autor: Joel Levy
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário