terça-feira, 19 de maio de 2020

Sombras Noturnas (Linda Chapman)

Maia, Sita, Lottie e Ionie conseguiram descobrir quem andava a fazer magia negra e tudo recuperou a tranquilidade... pelo menos por alguns meses. Porque agora o bosque está a morrer e, com a ajuda dos seus animais, as quatro amigas não tardam a perceber que há mais alguém a praticar magia negra - e, assim, a sugar a vida do bosque. Tudo começa como uma mera suspeita, até que, subitamente, os adultos começam a comportar-se de forma estranha... Maia e as amigas terão, por isso, de recorrer à sua própria magia para expulsar as Sombras que andam a espalhar o caos.
Parte do encanto destas pequenas aventuras vem da forma simples e, ainda assim, empolgante como a história é relatada. Tudo é narrado de forma muito concisa e directa, cabendo às ilustrações complementar com os cenários e as expressões a magia simples que envolve toda a história. E o resultado é uma leitura leve e rápida, mas muito cativante e enternecedora. Para os mais novos, sim, mas não só... até porque, tal como os volumes anteriores, consegue, ao mesmo tempo, lembrar tempos mais inocentes e estimular a imaginação.
Claro que, a um olhar adulto, há certos desenvolvimentos que não são propriamente difíceis de antever, principalmente para quem já leu os livros anteriores. Ainda assim, é interessante notar que esta relativa previsibilidade não retira envolvência ao enredo. Podemos saber por que pontos é que a história vai passar, mas os passos que conduzem a esse caminho não deixam de ter muito de interessante. Além disso, há um fio secundário da história - a entrada em cena de Essie - que vem acrescentar um toque de complexidade. Com o crescimento, vêm novos interesses e novas amizades. E a relação de Lottie com Essie reflecte bem o tipo de dilemas que isso traz.
E há, claro, a mensagem positiva subjacente a todo o percurso. Afinal, mais até do que a magia, é a amizade a base fundamental destas histórias. O tipo de amizade que é simples e inocente - e eis aqui de novo a nostalgia de outros tempos - mas que tem, como todas, os seus altos e baixos. Importa ainda ter em conta que Maia, Sita, Lottie e Ionie estão constantemente a lutar contra a magia negra. Ora, na vida real, a linha que separa o bem do mal pode não ser tão óbvia - mas os valores, esses, são muito fáceis de detectar.
Tudo somado, a impressão que fica é a da habitual leitura leve e enternecedora, simples quanto baste, mas cheia de aventuras e de emoção. Uma história cativante para lembrar aos leitores de todas as idades a importância da amizade - na infância, na juventude e na idade adulta.

Autora: Linda Chapman
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário