terça-feira, 1 de setembro de 2020

O Livro dos Humanos (Adam Rutherford)

O que nos torna humanos? Que acaso ou improbabilidade fez com que nos diferenciássemos das outras espécies, dando origem a capacidades únicas, ainda que também a pontos comuns? Em que pontos divergimos das outras espécies? E que explicações existem para esses pontos de divergência e elos de ligação? Este livro debruça-se sobre as características e comportamentos de diferentes seres vivos - presentes e passados - para traçar uma breve história da natureza humana e do que somos em relação aos outros animais.
Provavelmente o aspecto mais interessante deste livro (além, naturalmente, do conteúdo propriamente dito) é a forma como consegue ser simultaneamente conciso e completo. Composto por secções relativamente breves, consegue cingir-se sobretudo ao essencial de cada aspecto, traçando, ainda assim, uma visão global bastante precisa do percurso da humanidade e daquilo que a define. Junte-se a isto um muito agradável sentido de humor, com algumas referências particularmente certeiras, e o resultado é uma leitura que, apesar da muita informação específica, nunca deixa de ser leve e cativante.
Outro ponto particularmente notável é a facilidade com que permite visualizar os comportamentos e períodos que descreve. Se as ocasionais ilustrações contribuem para esta impressão, já que é sempre mais fácil compreender um artefacto com um auxiliar visual, também as próprias descrições são bastante claras. E, sendo os comportamentos - e a sua possível importância evolutiva - um elemento tão fundamental neste livro, é particularmente marcante a facilidade com que é possível imaginar gestos - humanos e não só.
Claro que, ao abranger tanta informação e tantos pontos específicos para assimilar, é inevitavelmente um livro que exige algum tempo e concentração. Ainda assim, nunca se torna cansativo. Muito pelo contrário. É um daqueles livros com que facilmente se adquire conhecimento e em que, apesar do ritmo relativamente pausado, a descoberta nunca se torna maçadora.
O que fica da soma das partes é a impressão de uma leitura acessível, mas não simplista, e de um retrato conciso, mas bastante completo, do que nos define enquanto seres humanos. Interessante, repleto de conhecimento e de leitura muito agradável, um bom livro para conhecer melhor esta criatura estranha que o ser humano.

Autor: Adam Rutherford
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário