quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Correntes (Patrícia Morais)

Muito antes de saber sequer da existência de Diabolus Venator, já a vida de Ada era tudo menos normal. Obrigada a desistir dos estudos para cuidar dos irmãos, tendo de lidar ao mesmo tempo com um pai alcoólico e violento, Ada foi-se habituando a suportar... pelo menos, até poder pôr o seu plano em prática. Só que os planos... têm formas surpreendentes de correr mal e Tide Springs é conhecida pelos seus fenómenos estranhos e lendas de criaturas marinhas. E todas as lendas têm um fundo de verdade...
Não é propriamente novidade para quem acompanha o que eu vou escrevendo por aqui que eu e o formato digital não nos entendemos mesmo. Mas há situações em que se justifica uma excepção. Ora, sendo esta uma história relativamente breve de um mundo que já conheço e aprecio, impossível seria não quer conhecer esta história complementar. E vale muito a pena.
Sendo, como já disse, uma história relativamente breve, uma das principais surpresas é a quantidade de reviravoltas que contém. A linha central é muito simples, a de uma vida já difícil que se torna ainda mais difícil com a entrada em cena do sobrenatural. E, afinal, já sabemos o que se seguirá depois para Ada. Mas ver o seu ponto de partida, com a sua origem já dolorosa e o impacto do percurso que a conduz aos caçadores não deixa, ainda assim, de ser fascinante e, ao longo do caminho, são vários os momentos emotivos a emergir por entre toda a acção.
E há ainda um outro ponto: é que, ao tornar protagonista uma personagem que era relativamente secundária na história principal, cria-se uma maior proximidade, o que significa que, além da envolvência do enredo propriamente dito, esta pequena história consegue também dar uma nova perspectiva da Ada futura.
Breve, mas muito cativante, trata-se, pois, de uma história que, apesar de centrada na sua protagonista, permite um enquadramento maior do contexto a que pertence. Além, claro, de proporcionar uma intensa e surpreendente leitura, simples no essencial, mas cheia de surpresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário