quarta-feira, 31 de março de 2021

O Livro dos Segredos (Kahlil Gibran)

A vida é feita de segredos. Dos mistérios de como o mundo funciona ao eterno enigma do que há do outro lado da morte, passando pelos pequenos segredos de como lidar com as sombras do quotidiano e de como encontrar algo em que acreditar, em tudo há mistérios e enigmas, labirintos mentais e espirituais. E não há respostas absolutas, ou pelo menos não as conhecemos, caso contrário não seriam segredos. É sobre todos estes segredos e sobre as teias em que eles se tecem que fala este breve, mas muito cativante livro.
Algo que importa começar por referir acerca deste livro é que, tal como O Livro da Sabedoria, é uma antologia de textos pertencentes a várias obras do autor. Quer isto dizer que não há uma ligação absoluta entre todos os textos, que vão de histórias mais ou menos espirituais a poemas que, em poucos versos, descrevem todo um mistério, mas antes uma ligação temática. Quanto às figuras, há encontros com figuras familiares (principalmente para quem já tiver lido o Profeta), mas sobretudo imagens que reflectem uma espécie de arquétipo. E, assim, embora pertencentes a obras distintas, formam um todo coeso, quase como se tivessem sido pensadas para assumir esta forma.
Outro aspecto marcante é a simplicidade aparente dos textos, ao ponto de, nalguns deles, parecer que é mais o que fica por dizer do que o que é efectivamente dito. Ainda assim, do ponto de vista da mensagem, todos parecem ter a medida certa e há alguns que têm um impacto particularmente intenso. Além disso, a diversidade de vozes e de figuras faz com que haja de tudo um pouco em termos de sentimentos e pontos de identificação. E alguns dos textos são muito difíceis de esquecer.
Claro que há em tudo isto um aspecto espiritual, mas também aqui há um ponto particularmente interessante: não há um único sistema de crenças dominantes, mas uma convergência de múltiplas visões para uma perspectiva mais global da espiritualidade. Não importam realmente quais os deuses ou os mestres seguidos. Importa a mensagem e que esta seja bem interpretada. E é isso, acima de tudo, que fica desta leitura: uma visão espiritual de amor, de alegria e de bondade, de júbilo mesmo nos momentos de sombra. E não é esse o maior segredo de todos?
Simples na forma, mas vasto no conteúdo e envolvente na mensagem, trata-se, pois, de um livro que é simultaneamente leve e profundo, cativante e cheio de matizes na sua abordagem aos mistérios da vida. Feita de diferentes imagens, mas que formam um todo equilibrado e envolvente, uma leitura memorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário