sexta-feira, 7 de maio de 2021

Esquecida (P.C. Cast + Kristin Cast)

Teve consequências dramáticas, mas a intervenção de Zoey no mundo alternativo do irmão parece ter finalmente desmascarado as verdadeiras intenções de Neferet - e numa fase menos perigosa do que aconteceu no mundo da própria Zoey. Mas, ainda que nem tudo seja igual nos dois mundos, há algo que se mantém: Neferet não está disposta a desistir das suas ambições e tudo fará para alcançar o que entende ser o seu direito. Forçada a mover-se secretamente, estabelece o seu próprio contacto com a Magia Antiga enquanto tenta acompanhar o que se passa na Casa da Noite. Já no mundo de Zoey, tudo parece estar tranquilo... mas só à superfície. Pois há visões e sinais que indicam que os dois mundos podem muito bem estar prestes a colidir.
Desde o primeiro volume desta segunda série que era bastante evidente o equilíbrio entre os elementos novos e o mundo e as personagens conhecidas da longa série anterior. Este volume vai um pouco mais longe, explorando até a história antiga do mundo de Kevin, para realçar as diferenças entre os dois mundos, e explorando também os aspectos que separam as personagens dos dois mundos. As personalidades podem ser bastante semelhantes, mas há algumas diferenças no passado desta Neferet, na forma como o seu mundo se formou e nos papéis que as diferentes personagens têm a desempenhar. E, disperso entre múltiplas perspectivas e pontos no tempo, este livro funciona, em grande medida, como uma preparação para o grande final, deixando tudo em aberto, mas acrescentando muitas jogadas e revelações importantes.
Por deixar tudo em aberto, o que não falta são perguntas sem resposta. Mas, mais do que curiosidade insatisfeita, até porque é bastante evidente que muitas dessas respostas virão na parte que ainda falta contar da história, o que fica é uma grande expectativa em saber de que forma tudo irá terminar. Ao longo deste livro, houve desenvolvimentos interessantes para todas as personagens, mas a conclusão deixa inúmeras possibilidades em aberto. E assim, só o último volume dirá que seguimento terão todas estas interessantes movimentações.
Quanto aos restantes aspectos, mantêm-se essencialmente as mesmas características: a mesma escrita leve e directa, ainda com os necessários rasgos de formalidade associados à magia, o mesmo núcleo de personagens peculiares, mas sempre cativantes, e a mesma agradável mistura de emoção e de humor. Sem nunca perder a leveza, mesmo nos momentos mais inesperadamente sinistros, cativa da primeira à última página.
Preparação para um possível grande final e também revelação de origens e de contextos, trata-se, em certa medida, de um livro de transição entre passado e futuro das personagens. Que não deixa, ainda assim, de estar repleto de bons momentos e de proporcionar uma muito boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário