terça-feira, 8 de junho de 2010

Dança no Cemitério (Douglas Preston e Lincoln Child)

Um ataque brutal e inesperado ao jornalista William Smithback e à sua esposa Nora Kelly desencadeia um dos casos mais estranhos que já passaram pelas mãos do tenente Vincent D'Agosta. Afinal, o rosto do culpado é claramente visível e todos os vizinhos o reconheceram... mas como é possível que o atacante seja um homem que já morreu?
Apesar de ter lido muitos dos livros antes do início deste blogue, a verdade é que sou completamente viciada na série Pendergast. E, com a sua combinação de humor, tensão e emoção, este livro não desilude os leitores habituados a acompanhar as estranhas descobertas de um dos mais invulgares agentes do FBI da literatura.
Como habitual, a escrita e fluída e precisa, com um ritmo intenso e compulsivo que resulta na total incapacidade de interromper a leitura antes do fim. E a isto aliam-se os elementos de possível sobrenatural - neste caso, o vudu - e a constante imprevisibilidade do enredo. O que julgamos seguro num momento revela-se a seguir completamente falso.
Sendo este o nono livro que esta dupla dedica ao agente Pendergast, muitos dos intervenientes desta história são já conhecidos de obras anteriores. E se em Dança no Cemitério o enigmático, incrivelmente culto e com o aspecto físico de um cangalheiro Pendergast acaba por desempenhar um papel relativamente secundário (em oposição a outros livros onde o seu passado é uma parte determinante do enredo), não deixa de ser o protagonista de vários momentos interessantes. Além disso, cada pista que é deixada sobre o seu passado e sobre o conhecimento devastador que parece ter alimenta ainda mais a vontade de ler mais sobre este estranho homem.
Com um início de impacto (principalmente para quem já está familiarizado com as personagens), um ritmo completamente compulsivo e momentos verdadeiramente surpreendentes, este livro recorda-me o porquê de considerar esta série a minha preferida no que a thrillers diz respeito. Recomendo e fico ansiosamente à espera da chegada a Portugal da próxima aventura do agente Pendergast: Fever Dream.

6 comentários:

  1. Ola, descobri este blog hoje procurando sobre este livro...
    Também adoro esta saga do Pendergast, e julgo que tenho todos os livros, excepto este, o ultimo que li foi o instrumento das trevas.
    Vou encomendar este já na Fnac..
    Sabe quando vai ser lancado em Portugal o fever dream?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Não sei quando sairá o Fever Dream em Portugal, uma vez que o original foi lançado à relativamente pouco tempo. Mas espero que chegue em breve. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Todos os livros desta colecção foram publicados em Portugal? Fiz uma breve pesquisa pela net e não encontrei muita coisa.

    MIguel

    ResponderEliminar
  4. Quase todos. Os dois primeiros (Relíquia e Relicário) foram lançados pela editora Saída de Emergência. Os seguintes, excepto o Fever Dream e o Cold Vengeance (que ainda não foram publicados cá) são da Babel (penso que as edições mais recentes estão na chancela Arcádia).

    ResponderEliminar
  5. Olá boa noite. Hoje este livro puxou a minha atenção. Deve-se então ler os livros anteriores a este? Qual a ordem que devo ler? Obrigada

    ResponderEliminar
  6. A história central dos livros é independente, por isso podem ser lidos por qualquer ordem. (Eu não os li por ordem, por exemplo). Mas, para conhecer bem o protagonista, à medida que os autores revelam mais sobre ele, a ordem dos livros é esta:
    1. Relíquia
    2. Relicário
    3. O Gabinete de Curiosidades
    4. Os Corvos
    5. Enxofre
    6. A Dança da Morte
    7. O Livro dos Mortos
    8. O Instrumento das Trevas
    9. Dança no Cemitério
    10.Fever Dream
    11. Cold Vengeance

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar