sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sangue Felino (Charlaine Harris)

Depois da complicada situação do livro anterior, Sophie-Anne, rainha do Louisiana, vê a sua situação na hierarquia vampírica algo fragilizada. É por isso que contrata Sookie para a acompanhar à cimeira vampírica, onde espera conseguir conquistar algumas vantagens. E claro que para isso o poder da telepata de Bon Temps lhe será muito útil. Mas a cimeira - com todo o seu potencial de complicações - não é o único problema com o qual Sookie terá de lidar. As revelações relativas a Bill, o seu ex-namorado vampiro, ainda estão muito presentes, e a sua relação com Quinn ainda está longe de completamente definida. Serão os problemas sobrenaturais - que nunca andam longe da vida de Sookie - o impulso necessário para mudar a sua vida?
Como vem sendo habitual nos livros desta autora, acção é coisa que não falta. Desde os acontecimentos mais pequenos (mas bastante imprevisíveis), como os relativos a Jason e a Tara, às grandes modificações, como o julgamento de Sophie-Anne ou a grande surpresa que encerrará a cimeira vampírica, a autora continua a criar, com o seu estilo descontraído e divertido, histórias que são simplesmente viciantes.
Mais uma vez - ainda que em situações de menor destaque - são apresentadas novas criaturas sobrenaturais: as britlingens. Mas as grandes surpresas estão, de facto, nas atitudes e mudanças de alguns dos intervenientes nesta história. Sookie parece estar um pouco mais vulnerável, em parte devido ao ambiente estranho e às situações de potencial abalo que surgem neste livro. Barry, Jake e, principalmente, Andre revelam atitudes bem diferentes das que seriam de esperar da sua natureza. E Eric demonstra - apesar de ser Quinn o principal interesse amoroso de Sookie ao longo deste livro - que a sua máscara de indiferença é mais frágil do que ele próprio gostaria de admitir.
Com um enredo viciante, algumas surpresas ao longo do percurso, momentos bastante divertidos e uma ou outra situação mais emotiva, este é um livro que não desilude quem tem vindo a acompanhar a série e que, com o seu final impressionante, deixa muitas questões quanto ao que sucederá no mundo dos sobrenaturais. Uma óptima leitura para descontrair.

1 comentário:

  1. Esta é daquelas aquisições imperdíveis. Se eu já o tivesse em minha posse já estaria a desfolha-lo. =)

    ResponderEliminar