quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Eleito (Sam Bourne)

Stephen Baker, recém-eleito presidente dos Estados Unidos, é para muitos motivo de esperança. Outros há, contudo, dispostos a tudo para o destruir. E quando Vic Forbes surge, pronto a revelar os grandes segredos do passado do presidente, impõe-se uma reacção rápida - ou as esperanças de muitos acabaram em nada. Mas a situação agrava-se quando a ameaça Forbes desaparece de forma convenientemente definitiva e, agora, cabe a Maggie Costello descobrir quem são as forças que se movem contra o presidente.
Escrito de forma directa, com muita acção e algumas surpresas interessantes, este é um livro que se torna viciante desde as primeiras páginas. Seguindo, em linhas gerais, a fórmula base de muitos thrillers, há, ainda assim, algumas surpresas que tornam esta leitura bastante satisfatória, alimentando, acima de tudo, a curiosidade em saber o que virá a seguir, num enredo onde muitas revelações definem o ritmo compulsivo da narrativa.
Também algumas personagens interessantes se destacam. Mais que pelas suas aventuras em busca da verdade, Maggie Costello destaca-se por aspectos de personalidade, como a sua dedicação ao homem em que acredita e a necessidade imperiosa de fazer pelo mundo tudo o que estiver ao seu alcance. E o próprio Stephen Baker, com o contraste entre os segredos do passado e os (bons) planos de acção do presente, acaba por surgir como uma personagem forte e interessante.
Um outro aspecto curioso é a forma como o que começa como uma série de revelações pessoais (com motivações mais ou menos particulares) rapidamente evolui para uma conspiração maior e mais global, à medida que forças sem relação aparente acabam por se cruzar para causar grandes mudanças. Mudanças que acabam por conduzir a um final que, ponderando sucessos e fracassos, resolve a situação da forma mais adequada.
Uma leitura cativante, com muita acção e uma boa medida de momentos interessantes, O Eleito pode não ser o mais original dos livros, mas é uma leitura que entretém e que levanta, de forma simples, mas precisa, algumas questões interessantes. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário