Ainda que a relação entre os protagonistas seja um dos pontos centrais no enredo deste livro, há muito mais nesta história para lá do romance. Na verdade, a grande força deste livro está na forma como a autora equilibra uma relação que, desenvolvida ao longo de poucos dias de tensão, cresce, ainda assim, de forma relativamente gradual, com um enredo rico em acção, mistério e intriga. Na história de Isaac e Grier, a sombra do passado permite uma caracterização sólida das suas personalidades e a complicada situação em que acabam por se ver envolvidos cria, em cenário de perigo constante, grandes momentos de tensão, bem como situações mais emotivas, que equilibram o desenvolvimento da relação, mostrando-a como algo mais que simples atracção física. Além disso, o amor e a atracção estão longe de ser os únicos aspectos relevantes a nível sentimental. A vida familiar de Grier reflecte, de forma marcante, as complexidades dos segredos de família e a forma como as expectativas e as esperanças defraudadas influenciam os afectos, nessa área. Isaac, por sua vez, com as suas recordações do passado e o papel que ele e Jim desempenharam na vida do seu superior, mostram as ligações que se estabelecem entre companheiros, principalmente em circunstâncias extremas.
Mas a história é muito mais que a redenção de Isaac e à descoberta do amor e, a este lado do enredo, já por si uma história interessante e rica em grandes momentos, juntam-se os desenvolvimentos na batalha entre Jim e Devina e, consequentemente, entre o Bem e o Mal. Também neste aspecto há momentos de grande intensidade e situações que revelam muito a respeito dos que as protagonizam. Enquanto forças em conflito, há, entre Jim e Devina, subterfúgios e sacrifícios que revelam um pouco mais da complexidade das suas naturezas. Jim, em particular, torna-se, pelas suas acções, uma personagem ainda mais carismática, quer pelas razões que o movem, quer pela forma como lida com circunstâncias devastadoras.
O romance é, portanto, apenas um dos muitos aspectos que constituem este livro - e nem sequer é o mais marcante. Ainda assim, é a conjugação de todos os elementos - romance, acção, mistério e emoção - que torna a história cativante desde a primeira página. A capacidade de evocar empatia para com personagens - e por sentimentos bastante distantes do ideal do amor romântico - devido às suas personalidades, às experiências passadas e a um percurso que se resume a redimir o que for melhor possível, estende-se até mesmo a figuras do lado dos vilões e isto torna mais intensas as situações de tensão no enredo, porque quase todos podem estar a ser manipulados. O resultado é uma história com vários momentos surpreendentes e um equilíbrio notável entre o romance e os outros componentes da narrativa.
Com um evidente lado sombrio a transparecer em vários dos acontecimentos, mas que é contrabalançado pela ternura dos pequenos momentos e pelo afecto e nos valores que transparecem no que move algumas das personagens, trata-se, portanto, de uma história cativante, de ritmo intenso e com as medidas certas de acção, romance e emoção. Viciante desde os primeiros capítulos e até ao virar da última página.
Sem comentários:
Enviar um comentário