quarta-feira, 30 de março de 2016

Sete Vidas (Sara Rodrigues e Maria João Nobre)

Gatos. Há quem diga que, com o seu temperamento independente, não se afeiçoam verdadeiramente às pessoas, que são animais distantes, que não são capazes do mesmo tipo de amor incondicional dos cães. Mas será que isso é verdade? É bem provável que não. Pelo menos, não é essa a ideia que fica das muitas histórias que as autoras reuniram neste livro, apresentando-nos um conjunto de gatos que deram muito aos donos - e também de pessoas que deram muito aos gatos. E que nos mostram que muitos dos lugares comuns sobre gatos não são tão verdadeiros assim.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção para este livro é o aspecto visual. Com pequenas ilustrações e fotografias de algumas das figuras - felinas e humanas - presentes nas histórias deste livro, basta percorrer algumas páginas para ficar com a ideia de um livro bonito e apelativo. E com ainda mais vontade de explorar o conteúdo.
Conteúdo esse que é também muito interessante. Centrado, acima de tudo, em histórias específicas, de donos, mas também de pessoas que trabalham com gatos, é um livro que desfaz alguns mitos, e fá-lo a partir do exemplo, o que torna tudo muito mais cativante. Além disso, ao longo de todas estas histórias, contadas de forma relativamente sucinta, mas muitíssimo cativante na sua relativa simplicidade, há aventuras para todos os gostos. Histórias divertidas, histórias comoventes, de gatos que ajudaram os donos, de pessoas que ajudaram muitos gatos, dos que sempre foram apaixonados por gatos e dos que descobriram esse afecto já numa fase mais avançada da vida... Histórias simples, histórias difíceis, histórias de todo o tipo. Em comum, os gatos, claro. E um retrato de afectos que talvez seja surpreendente para quem nunca conviveu com um.
Claro que há pontos em comum entre as várias histórias, o que torna fácil reconhecer, a partir de alguns sinais, para onde cada uma delas se encaminha. Mas há algo em tudo isto que compensa essa possível repetitividade: é que é tudo real.E, por ser real, ganha outro impacto, porque as emoções são mais vivas e é mais fácil reconhecê-las em cada história. E, sendo assim, nem tudo precisa de ser novo, porque tudo o que lá está é genuíno.
Agradável de ler e muitíssimo interessante na forma como retrata a imensidão de amor que os gatos têm para dar, trata-se, pois, de um livro a não perder para os apaixonados por gatos. E, com todas as emoções que evocam a ternura das histórias e a simplicidade com que são escritas, de uma boa leitura.

Título: Sete Vidas
Autoras: Sara Rodrigues e Maria João Nobre
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário